Cabelo

CRONOGRAMA CAPILAR: O que é? Beneficios? Como fazer?

3 de agosto de 2015

Muito famoso, o Cronograma Capilar é uma técnica que consegue repor para o fio todos os nutrientes necessários para que o cabelo esteja sempre saudável!

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre cronograma capilar, para você não precisar passar nem mais um dia com o cabelo sem vida! Bora?

Afinal, o que é um cronograma capilar?

Basicamente, é programar toda lavagem do seus cabelos com os produtos adequados em casa uma delas, para que você consiga reaver ao fio todos os nutrientes e massa que ele precisa.

Essa rotina de cuidados com os cabelos intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Ohs: Mas sabemos que para ter um cabelo bonito, não basta somente fazer um tratamento e esperar um milagre do creme, né? O cuidado tem que ser diário, na lavagem, na hora de pentear os fios e na secagem também!


Quais são os benefícios do Cronograma Capilar?

O cronograma capilar tem três etapas, sendo elas hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem diferentes benefícios. Saiba mais sobre eles:

  • Hidratação: O córtex capilar, que é a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado pela hidratação, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.
  • Nutrição: Responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. O objetivo da nutrição é repor a camada lipídica que o cabelo já possui naturalmente com a oleosidade própria do fio, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.
  • Reconstrução: É o salvador da pátria dos fios que tenha perdido massa, estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo bem mais encorpado, que tanto amamos!

Como saber o que meu cabelo precisa?

Bom, existe um cronograma capilar “oficial” por ai, mas nunca achei que fosse tão bom assim pela necessidade do meu fio, então logo de cara, já montei o meu e deu super certo!

Primeiro passo, você deve avaliar realmente o seu fio, ele está quebrando quando penteia ou passa a mão? Está poroso? Com muitas pontas duplas? Está fraco?

Enfim, precisamos realmente saber o que o seu cabelo precisa, pois se o fio estiver em um estado apenas seco e você usar uma máscara reconstrutora, o resultado não será nada satisfatório. Porque não é aquilo que o seu fio precisa, entendeu?

Eu avaliei bem o meu cabelo no salão, para entender o que ele precisava para eu começar o meu cronograma capilar:

cronograma-capilar-o-melhorfio-capilar-cuticula-estrutura-do-fiofio-estrutura-do-fio-camadas-cronograma-capilar-resulado-funciona

Após avaliar o seu cabelo, você monta sua tabela do cronograma capilar.

Em Belo Horizonte, você consegue fazer essa avaliação na clinica L’apothicaire (@lapothicaire.bhterapiacapilar) com a maquina onde vocês observam as reais condições do fio.

Mas caso você não seja de BH, existem algumas técnicas onde você consegue ver superficialmente do que o seu cabelo precisa. Como o teste de porosidade por exemplo.

Post onde explico sobe o TESTE DE POROSIDADE, clique AQUI!


Que tipo de cabelo pode fazer cronograma capilar?

Qualquer tipo de cabelo pode fazer o cronograma capilar, até mesmo aqueles cabelos que são saudáveis por não ter nenhum tipo de química.

Como todos os cabelos perdem nutrientes diariamente por fatores externos, tais como sol, poluição, vento, cloro, chapinha, secador… É necessário uma manutenção dos fios semanalmente!


O que é Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar?

HIDRATAÇÃO

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais importante e conhecido de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia, né?

E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias por nossos fios. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.

ATIVOS HIDRATANTES

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

NUTRIÇÃO

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas afinal, o que são lipídios?

Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é gerar uma camada protetora aos fios, deixando-os cada vez mais macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas.

Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis. Os principais ativos para fazer nutrição são os óleos, confira abaixo os melhores:

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina. Quando os cabelos ficam quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, a reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.


Como montar o cronograma capilar?

Se o se cabelo é normal ou seco você irá precisar de:

  • 1º Semama: Hidratação | Nutrição
  • 2º Semana: Hidratação | Hidratação
  • 3º Semana: Hidratação | Reconstrução
  • 4º Semana: Hidratação | Nutrição

Lavando o cabelo 2x na semana*

Cabelos Normais ou Secos: Se o seu cabelo está seco então está faltando água em sua estrutura. Use e abuse de máscaras com água em sua principal composição! Já os cabelos normais, precisam sempre de manutenção, para continuar saudáveis, então não abra mão das máscaras hidratantes e nutritivas!


Se o seu cabelo é ressecado ou quebradiço você irá precisar de:

  • 1º Semana: Hidratação | Reconstrução
  • 2º Semana: Hidratação | Nutrição
  • 3º Semana: Hidratação| Reconstrução
  • 4º Semana: Hidratação | Nutrição

Lavando o cabelo 2x na semana!*

Cabelos Ressecados ou Quebradiços:

Esse tipo de cabelo precisa de muita reconstrução para desenvolver a massa capilar perdida por processos químicos, sendo assim, durante o tratamento do cronograma capilar, evite usar muito secar/chapinha e fazer processos químicos tais como, tintura, descoloração, progressiva, relaxamento e etc.


Após seguir o cronograma, avalie novamente o seu cabelo e veja como ele está, para montar o do próximo mês!

Agora que você ja sabe o que é um cronograma capilar e como criar um, veja os outros posts da série #dicasdecabelo aqui no blog:

Beijos, Nina

Publicações relacionadas

9 Comentários

  • Reply Metal 4 de agosto de 2015 at 12:53

    Metal VC quebra os mitos kkkk achei q cabelo oleoso n precisava de hidratação .. #pesaaado

    • Reply Marina Moreira 4 de agosto de 2015 at 23:14

      Minha mãe q tem cabelo oleoso pensa isso tb mas naaao!! E o pior, qnto mais lava o cabelo oleoso mais sebo e oleosidade o corpo irá produzir no couro cabeludo, ou seja, so piora tuudooo!! D:

  • Reply Liziê 31 de agosto de 2015 at 11:16

    Marina, no meu caso, meu cabelo é muuuito oleoso na raiz e ressecado nas pontas, mas não consigo ficar um dia sem lavar. O que eu posso fazer? E qual shampoo para uso diário vc indica? Obrigada!

    • Reply Marina Moreira 1 de setembro de 2015 at 17:55

      Oiii Liziê, eu sei que é difícil, mas tenta o MAXIMO ficar sem lavar todos os dias! Porque o cabelo não aguenta mesmo!
      Tem 4 shampoos que eu conheço que são maravilhosso para quem tem o cabelo muito oleoso e não resseca o fio!

      Vou te mandar o link abaixo:

      Shampoo da Keune (ele resseca um pouco o fio)
      http://bit.ly/1ih0HSY

      Shampoo da Sesnscience (TOP)
      http://bit.ly/1JLfHP6

      Shampoo da John Frieda
      http://bit.ly/1JLfDPg

      E se você quiser um amis em conta, a masca haskell tee uma linha de jaboradi que é incrível também!! Já testei todos pois o meu cabelo já foi bem oleoso!

      Beijos e boa sorte!!

  • Reply Barbara Luana 18 de setembro de 2015 at 11:49

    Oi, vou optar seguir a tabela do “oleoso ou misto” uso química nos cabelos de 3 em 3 meses (a tal da progressiva) e meu cabelo as vez não sempre fica bem oleoso mesmo e então na hora de lavar uso o shampo clear anti caspa para reduzir um pouco a oleosidade e funciona mas não sei se é recomendado. Vou usar esse tal de óleo de côco pois ultimamente ouço muito dizer que é ótimo, quero saber se pode se usar óleo de côco numa semana e na outa óleo de rícino se tem alguma contra indicação, obrigado bjjjs

  • Reply Síntia 14 de maio de 2016 at 12:09

    Marina amei as dicas, parabéns!.
    Gostaria de saber o que vc acha sobre o Sampoo Bomba que envolve Monovin A e bepantol? Vc acha que realmente funciona? E qual hidratação melhor para cabelos cacheados porem fino e seco?

    • Reply Marina Moreira 12 de julho de 2016 at 11:57

      Oiii Sintia
      Eu não gosto não, e nunca usei. Eu acho que nos dias de hoje tem muita propaganda na internet e todos a tomam como verdade. Esse Monovin A é um multivitaminico, mas quando entra em contato com o couro cabeludo pode causar inúmeros danos aos cabelos e, como queda de cabelo, irritação, dentre outros…
      Excesso de vitamina é muito sério e as pessoas não fazem idéia disso!
      Mas quem usa diz que é maravilhoso, porém eu fico com medo de usar haha
      Beijos

  • Reply Gabriella 25 de dezembro de 2016 at 13:10

    Oi, eu gostaria saber onde eu posso encontrar o serviço de avaliação do cabelo e se por acaso vc sabe o nome do exame?

    • Reply Marina Moreira 28 de dezembro de 2016 at 23:38

      Oi Gabriella, você é de BH? Se sim, vc encontra no salão Maison Rocha, Studio Sandro Benjamin, Tifs, Marcus Martinelli! Fora de BH, eu não seu te indicar 🙁

    Deixe um comentário