Cabelo

Saúde do couro cabeludo: Conheça 5 hábitos que podem te ajudar!

10 de agosto de 2021

Manter alguns cuidados específicos com o couro cabeludo é fundamental para preservá-lo saudável e garantir brilho, saúde e um bom crescimento dos fios.

Mas, afinal, o que devemos fazer?

Muitas pessoas dedicam toda a atenção somente aos fios, com cronograma capilar, corte bordado, umectação… Mas se esquecem completamente de que a saúde do cabelo deve-se ao folículo piloso e aos cuidados com a pele do couro cabeludo.

O mesmo está suscetível à diversos problemas como alopecia androgenética (queda de cabelo), eflúvio telógeno, dermatite seborreica (que também causa queda de cabelo), entre outros…

Para recuperar a saúde do couro cabeludo, inicialmente é importante identificar qual o problema com uma dermatologista e adotar bons hábitos e tratamentos capilares específicos.

Vem comigo que vou te contar as 5 melhores dicas para cuidar do seu couro cabeludo.

1- Não lavar o cabelo com água quente.

Vocês sabiam que a água quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo? Com isso, o couro cabeludo produz oleosidade em excesso e pode obstruir os folículos, prejudicando o crescimento de novos fios.

Além disso, a água quente abre a cutícula dos cabelos, deixando-os expostos e suscetíveis aos danos externos.

DICA: Se o dia estiver frio, tome o seu banho quentinho, mas na hora de molhar o cabelo na água fria, se incline para que a água não molhe seu corpo, assim você não sentirá frio.


2- Massagear o couro cabeludo.

A massagem no couro cabeludo é uma das coisas mais importantes para inserir no seu dia-a-dia.

Ela contribui para o crescimento saudável de novos fios, pois fazer a massagem com movimentos circulares, aumenta a circulação sanguínea no local, que alimenta os folículos, mantendo as raízes fortalecidas.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que usar os dedos para lavar o couro cabeludo, não é a melhor opção e sim, com um acessório massageador específico.

Ao contrário dos seus dedos, as cerdas de um massageador são capazes de aprofundar-se para as raízes do cabelo, desalojando qualquer sujeira e ao mesmo tempo, fazendo uma massagem uniforme em toda sua cabeça.

Além disso, devemos tomar cuidado ao lavar a raiz com os dedos por causa das unhas. Elas podem abrir pequenas feridas na pele, que podem evoluir para infecções.

  • Tem uma resenha completa contando todos os benefícios do massageador capilar. AQUI!

3- Deixar o cabelo sujo faz mal para o couro cabeludo.

Quando não lavamos os fios por um longo período, os cabelos começam a acumular oleosidade e outros resíduos que obstruem os poros, prejudicando seu crescimento.

O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode desencadear inúmeros problemas como a dermatite seborreia, que causa a queda de cabelo. Por isso, é essencial que mantenhamos o couro cabeludo sempre limpo, lavando de no máximo de 3 em 3 dias.

Devemos também lavar sempre os fios quando praticarmos exercícios físicos, devido ao suor, pois ele resseca os fios. Ah, e quando expormos à água salgada, areia, água de piscina, fumaça ou poluição.


Leia também:


4- Use produtos de qualidade no couro cabeludo.

O shampoo é o produto que entra diretamente em contato com o seu couro cabeludo, portanto, é importante que ele seja de boa qualidade e com uma fórmula segura para não desencadear alergias ou descamações.

Busque sempre por um produto específico para o seu tipo de cabelo, para usar em todas as lavagens, e utilize pelo menos 2 vezes ao mês um shampoo de limpeza profunda.

Esse tipo de shampoo é uma excelente opção para retirar o acúmulo de resíduos e desobstruir os folículos capilares, proporcionando um crescimento mais rápido e saudável.


5- Se alimente bem e aposte nas vitaminas.

alimentação influencia completamente na saúde do couro cabeludo e o crescimento de novos fios.

Sendo assim, não adianta seguir todas as dicas anteriores, mas manter uma dieta pobre de nutrientes e cheia de processados. É muito importante, antes de tudo, seguir uma alimentação balanceada e ingerir os nutrientes certos.

Alimentos como a carne, ovos e leite, contem aminoácidos e proteínas que estimulam o crescimento e ajudam a fortalecer a raiz dos cabelos.

Já as nozes, gérmen de trigo e frutos do mar, contém zinco que além de ajudar no crescimento, também auxilia na redução da oleosidade excessiva da raiz.

Outro nutriente que também ajuda a regular a produção de óleo do couro cabeludo é a vitamina A, presente em alguns alimentos, como as folhas verdes, a batata doce, a cenoura, o mamão, a manga e o tomate.

E se você for uma pessoa que não consegue ingerir todas as vitaminas e aminoácidos necessários, aposte nas vitaminas de cabelo, que ajudam muito a mantê-los saudáveis!

E ai, vocês bora colocar em prática essas dicas?

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário