Cabelo

Para que serve proteína capilar?

17 de abril de 2019

A proteína capilar vem ganhando o mercado por ser um produto que trás inúmeros benefícios para os cabelos.

Proteína Capilar é um produto que tem um uso simples, nada demorado e que voce pode adequar a correria do dia a dia para que seus cabelos permanecam hidratados e nutridos ao longo da semana!

Bom, afinal…

O que é proteína capilar? Para que serve a proteína capilar?

O cabelo é constituído de até 85% de queratina, proteína que é formada pela maioria dos aminoácidos comuns.

queratina é uma proteína fibrosa insolúvel, formada por uma sequência de 18 aminoácidos (dos quais a cisteína é a mais predominante) interligados por pontes de hidrogênio, salina e dissulfeto. Ela constitui diversas partes do corpo humano, entre elas, as unhas e os cabelos.

É formada após a reprodução celular, quando as novas células passam por um processo de queratinização, onde perdem seu núcleo e seu líquido intercelular, fazendo com que se tornem rígidas e compactas, com estrutura organizada. Representa cerca de 90% do fio, sendo responsável pela integridade dos cabelos.

A queratina promove : força, resistência e elasticidade aos fios, protege e preenche as falhas ocasionadas por processos externos ou deficiência orgânica e auxilia na restauração das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica devido a agentes agressores como tensoativos, poluentes, alisantes e corantes.

Um dos principais uso é para evitar com que a fórmula do shampoo agrida os fios. Mas a dúvida fica no ar… Shampoo estraga o cabelo?

Apesar desse produto ser formulado unicamente para higienizar os fios de cabelo, o shampoo possui certas substâncias presentes que fazem mais mal do que bem para os fios, dependendo da forma com que ele é utilizado.

Os principais compostos do shampoo que agridem o cabelo são os sulfatos, que sao incluídos nas fórmulas pelo alto poder de limpeza. O lauril sulfato de sódio é o mais comum (e o mais odiado) entre eles.

Para quem tem os cabelos danificados e muito secos, esse componente acaba sendo mais desfavorável, porque retira toda a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. 

No entanto, a solução para evitar com que os cabelos sofram agressões pelos agentes do shampoo  é utilizar produtos no poo (sem xampu, em inglês) ou o low poo (pouco xampu).


Principais dúvidas sobre proteína capilar!

PERGUNTA: A proteína serve somente para cabelos quimicamente tratados?
RESPOSTA: Pode ser utilizada em cabelos quimicamente tratados e também para fios opacos e desvitalizados.

PERGUNTA: Pode usar a proteína em todas as lavagens?
RESPOSTA: Não existe uma contra indicação, mas recomendamos o uso de acordo com as necessidades dos seus fios. Experimente 2 vezes por semana, por exemplo.

PERGUNTA: É bom para quem faz progressiva?
RESPOSTA: É ótimo! Porque o produto contém aminoácidos e proteínas em sua fórmula, promovendo a regeneração dos seus fios.

PERGUNTA: Qual a frequência de uso?
RESPOSTA: Você pode usar sempre que sentir necessidade, não há contra indicação. Não indicamos o uso diário, experimente por exemplo 2 vezes por semana.

PERGUNTA: Posso usar antes de ir pra academia e deixar agindo ou tem que ser só por 10 minutos?RESPOSTA: Dá sim, pode ser usado dessa forma também.

PERGUNTA: Essa proteína só pode ser usada antes do Shampoo, ou pode deixar nos cabelos?
RESPOSTA: A recomendação é que seja usada antes de aplicar o shampoo.

PERGUNTA: Dá pra usar quem tem escova de verniz a base de formol?
RESPOSTA: Pode usar sim.


As melhores proteínas capilares!

Eu uso com frequências duas proteínas capilares que ambas dão resultados extremamente satisfatórios! Uma com o preço mais acessível e outra com o preço mais salgadinho.

ATUALIZAÇÃO 2022

Já vamos a resenha, mas antes vou listar as proteínas mais bombadas do momento:

Proteína Capilar Haskell Bendito Seja

A haskell, é minha marca brasileira favorita quando se trata de produtos para o cabelo, lançou há um tempo atrás a linha Bendito Seja, inclusive tem um post super completo AQUI!

E com essa linha eles lançaram a sua primeira proteína capilar, que para a maioria das pessoas foi uma novidade já que a proteína não é tao comum na tratamento dos fios do dia a dia (mas que deveria ser!)

A marca diz sobre o produto:

A Proteína Capilar forma uma película sobre os fios, protegendo-os da ação adstringente do shampoo. Sua fórmula altamente nutritiva repõe os aminoácidos e lipídeos, evitando fios ásperos e ressecados. Mantém os cabelos saudáveis, nutridos e protegidos mesmo após serem lavados.

Como expliquei acima sobre a ação do shampoo nos fios, a proteína capilar da Haskell promete proteger os fios contra esse agente, além de repor aminoácidos e lipídeos que sao mais que enssenciais para termos fios saudáveis!

Você ver a diferença nos fios desde o do primeiro uso e consecutivamente se o uso for continuo, o cabelo responde ainda mais!

Se você tem o cabelo oleoso, não precisa ficar com medo de usar, viu? É só aplicar nas pontas! O resultado também é excelente!

ONDE COMPRAR?

Eu compro a minha pelo site Amazon! CLIQUE AQUI


Proteína Capilar Cadiveu

A Cadiveu é um marca mais profissional, que não encontramos fácil para comprar em supermercado ou farmácia, mas na internet você acha fácil!

Foi a primeira proteína capilar que eu testei na vida, então pra mim foi uma super novidade e os resultados foram muito bons também!

O que a marca diz sobre o produto:

A Proteína Detox tem como principal função nutrir intensamente os fios.
Sua fórmula ainda contém  todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a recompor o interior das fibras capilares, tornando seu cabelo saudável, forte e protegido dos danos externos.  A Proteína Detox pode ser aplicada em  todos os tipos de cabelo.

A proteína da Cadiveu é um pouco mais espessa, com um cheiro delicioso e quando aplicada no cabelo para que some nos fios, é completamente absorvida. Temos a impressão de que o cabelo tinha sede por aquilo, sabe?

Uma coisa muito importante nesse produto, é que o mesmo não possui silicone em sua fórmula. Isso quer dizer que o fio consegue absorver melhor os nutrientes do produto.

Já que quanto mais você usa produto com silicone na fórmula, mais eles se acumulam nos fios.

Podendo deixá-los pesados e bem oleosos, já que alguns silicones que possuem nas formulas de produtos capilares, nem mesmo os shampoos anti-resíduos são capazes de retirar!

Essas dicas sobre cuidados com os fios valem ouro. Sao pequenos detalhes que fazem a diferença para termos um cabelo bonito e saudável sem gastar muito!

Beijos, Nina

Publicações relacionadas

1 comentário

  • Reply Na 26 de agosto de 2021 at 18:24

    São liberados pra no poo?!

  • Deixe um comentário