Beleza

Óleo de Rosa Mosqueta: Para que serve? Quais benefícios? Como usar?

27 de agosto de 2021

Finalmente o Óleo de Rosa Mosqueta está caindo no gosto popular Brasileiro. Faz um tempo que eu o uso em meu corpo e rosto e os resultados sempre foram incríveis.

A cada dia que passa, aparece mais um óleo no mundo dos cosméticos, não é? É óleo de Jojoba, Malaleuca, Coco, Amêndoas, Argan… Tanta variedade que ficamos perdidas na hora de comprar.

Porém, existe (mais) um que você deve, sim, investir. Porque ele é um dos óleos que mais trazem resultados, principalmente para a nossa pele!

Hoje vou contar à vocês para que serve o Óleo de Rosa Mosqueta, os benefícios, como usar e quais os melhores vendidos no Brasil!


O que é Óleo de Rosa Mosqueta?

O óleo de rosa-mosqueta é um tipo de óleo de sementes prensado, que diferente do que as pessoas pensam, ele não é extraído de uma rosa, como o nome pode sugerir, mas das sementes das frutas que nascem na Rosa rubiginosa affinis.


Para que serve o Óleo de Rosa Mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta tem inúmeros benefícios, mas devemos prestar atenção em um detalhe que faz toda a diferença para conseguirmos ter de fato um tratamento realmente eficaz com o óleo de rosa mosqueta.

Tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades. Então, compre um óleo de boa procedência e desconfie se ele for muito barato!

Bom, mas vamos ao que interessa?

Com uma alta concentração de ácido linoleico (35,9 – 54,8%), alfa-linolênico (16,6 – 26,5%) e oleico (14,7 – 22,1%), além de antioxidantes lipofílicos, como os tocoferóis e os carotenoides. Essa combinação é anti-inflamatória e antioxidante, que o envelhecimento da pele.

Além disso, a substância também é cheia de vitaminas, como A, C, E, B1 e B2, que trazem propriedades regenerativas e até cicatrizantes para a nossa pele.


Quais são os benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta?

  • Tratamento de queimaduras;
  • Cicatrização de suturas;
  • Atenuação de cicatrizes antigas e de estrias;
  • Ulcerações;
  • Assaduras;
  • Psoríase e dermatoses na pele;
  • Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão
  • Hidratar a pele;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Leia mais:

Demais né? Agora vamos entender como ele age especificamente em cada área?

Óleo de rosa-mosqueta para hidratar o rosto.

O óleo de rosa-mosqueta hidrata muito a pele que está seca, tanto do rosto quanto do corpo. Este benefício vem do ácido graxo chamado ácido linoleico, que mencionei acima.

O ácido linoleico é um bloco fundamental para que as cerâmicas – um composto natural nas membranas celulares – umedeçam a pele.

O óleo também contém carotenoides da vitamina A, que fazem com que as células se reproduzam mais rapidamente. 

Óleo de rosa-mosqueta para dar brilho à pele.

O óleo de rosa-mosqueta é rico em vitamina C, que tem o potencial para clarear a pele e garantir mais viço. Além disso, os retinoides da vitamina C ajudam as células a amadurecerem e se renovarem mais rapidamente, o que leva a uma pele sempre jovem.

Isso ajuda com a hiperpigmentação causada por alterações hormonais, danos causados pelo sol e medicamentos, como pílulas anticoncepcionais.

Óleo de rosa-mosqueta para tratar cicatrizes.

Um os melhores benefícios do óleo de rosa mosqueta, apresentaram muita melhora na inflamação e nas cicatrizes, ideal para você usar na pele antes e depois de uma cirurgia.

A combinação de ácidos graxos, ácido trans-retinóico e vitamina C, a substância promove a renovação celular, ajudando na recuperação e na cicatrização de lesões.

Também é recomendado para cicatrizes de acne! Demais, né?

Óleo de rosa-mosqueta é um excelente um bactericida.

Um estudo publicado em 2017 pelo National Institutes of Health, contou que o óleo de rosa-mosqueta tem agentes antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

Ele pode ser aplicado de forma tópica para combater a inflamação causada por irritações da pele, como o eczema.

Óleo de rosa-mosqueta para combater a acne.

Diferente do que pensamos ao imaginar passar um óleo em uma pele acneica, o óleo também contém níveis relativamente altos de ácido linoleico e tretinoína, um retinoide usado para tratar a acne.

Além de suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar a pele acneica.

Óleo de rosa-mosqueta para aumentar a produção de colágeno.

O óleo de rosa-mosqueta é rico em vitaminas A e C, nutrientes necessários para produzir o colágeno. Ele também inibe a liberação de enzimas que quebram o colágeno no corpo. 

Óleo de rosa-mosqueta contra os danos do sol.

Não é novidade que a exposição aos raios ultravioleta do sol causa rugas e envelhecimento prematuro, não é?

Os antioxidantes presentes no óleo de rosa-mosqueta, como vitaminas A, C e E, ajudam a prevenir danos dos raios UV. Apesar de deixar a pele com aparência mais jovem, o óleo não substitui o protetor solar, ok?

Óleo de rosa-mosqueta para clarear manchas.

O óleo contém ácido trans-retinóico, que ajudam a clarear o pigmento, suavizando manchas. E não se esqueçam do protetor solar, que ajuda muito a não permitir com que as manchas existentes escureçam.


Qual óleo de rosa mosqueta comprar?

Como falei no inicio do post, para você conseguir ter a eficácia do produto, ele deve ter uma qualidade e procedência muito boa. Nesse caso, você querer comprar um óleo mosqueta baratinho para economizar, não é uma boa ideia!

Existe uma marca gringa que se chama Trilogy, que é conhecida mundialmente pelo seu óleo de rosa mosqueta. Até mesmo a Kate Milddleton o usa, para vocês terem ideia da qualidade do produto.

Para compra-lo aqui no Brasil, um site de confiança que importa produtos é o iHerb, mas você pode ser taxado. Ou você pode comprar na Amazon Brasil, que é um pouco mais caro por causa dos impostos, porém chega rápido.

Vou listar alguns dos melhores óleos de rosa mosqueta disponíveis aqui no Brasil!

Espero que gostem do post pessoal!

Beijos Nina.

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário