Famoso por tratar espinhas, hidratar o cabelo, ajudar no crescimento dos fios, ser anti-inflamatório e muito mais, o óleo de rícino se torna cada vez mais o queridinho de muitos amantes de tratamentos de beleza in natura.
Após ler bastante sobre o produto, resolvi compartilhar com vocês minha opinião e a verdade sobre os seus benefícios.
Afinal, o que é o Óleo de Rícino?
Extraído diretamente da semente de uma planta que é mais conhecida como Mamona, Carrapateiro ou Bafureira, o óleo de rícino corresponde a aproximadamente 50% do total da semente.
Um detalhe importante que vale ressaltar, é que o óleo de rícino não é tóxico como as sementes de Mamona. A substância tóxica da Mamona, a Ricina, não é solúvel em óleo, sendo separada durante o processo de extração, tornando então o seu uso seguro.
A Mamoeira é uma planta que se desenvolve em inúmeras regiões do Brasil, principalmente na Bahia e no Ceará, não se sabe ao certo a origem dessa planta. Mas há histórias de que ela já era utilizada há milhares de anos no Egito e na Índia.
E não pense que esse famoso óleo é só usado no mundo da beleza, industrialmente, o óleo de rícino é utilizado na fabricação de tintas, vernizes, plásticos, colas, como matéria-prima de náilon e lubrificantes. Ele é estável tanto em baixas como em altas temperaturas, e pode ser utilizado em compressores, transformadores e também na formulação de lubrificantes biodegradáveis.
Quais são os benefícios do óleo de rícino?
O óleo de rícino possui inúmeros benefícios maravilhosos tanto para saúde, quanto para cabelo e pele… Olha só alguns dessas maravilhas que ele proporciona:
- Ajuda com problemas intestinais.
- Infecções por algumas bactérias e fungos.
- Problemas de regulação menstrual.
- Auxilia no melhor funcionamento gastrointestinal.
- Combate a acne.
- Auxilia a diminuir a enxaqueca.
- Minimiza os problemas ocasionados por queimaduras de sol.
- Auxilia no cuidado de inflamações.
- Ajuda no fortalecimento dos fios.
- Ajuda no combate a queda dos cabelos.
- Ajuda a combater a quebra do fios.
- Contém vários nutrientes como a vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento mais rápido do cabelo.
- Auxilia na melhor circulação no couro cabeludo.
- É ótimo para quem tem pele seca e combate a coceira no couro cabeludo.
- É bom para quem sofre com a calvície e alopécia.
- Se for usado direto na raiz ajuda a diminuir a caspa.
- É um ótimo hidratante e ajuda a recuperar os fios profundamente.
- Ajuda a encorpar os fios e deixar o cabelo menos ralo.
- Proporciona brilho ao cabelo e ainda sela as cutículas da fibra do cabelo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
HIDRATAR A PELE
O óleo de mamona é rico em ácido ricinoleico, um ácido graxo monoinsaturado. Esses tipos de gorduras atuam como umectantes e podem ser usados para hidratar a pele. Os umectantes retêm a umidade evitando a perda de água através da camada externa da pele.
É rapidamente absorvido, estimulando a produção de colágeno, o que reduz rugas e estrias. Tem propriedades emolientes e umectantes que auxiliam na hidratação, elasticidade e maciez da pele.
CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
Usar o óleo de rícino em feridas confere umidade à pele, melhorando o processo da cura. O óleo de mamona estimula o crescimento do tecido, e ainda protege a mucosa, pois cria uma barreira entre a ferida e o ambiente, diminuindo o risco de infecção.
Também reduz a secura e a cornificarão, o acúmulo de células mortas da pele que podem retardar a cicatrização de feridas. As pomadas contendo óleo de rícino ajudam na cicatrização de escaras, um tipo de ferida que se desenvolve a partir de uma pressão prolongada na pele.
ANTI-INFLAMATÓRIO TÓPICO
O principal ácido graxo encontrado no óleo de rícino, é o ácido ricinoleico, e ele possui propriedades anti-inflamatórias impressionantes. Estudos têm demonstrado que, quando o óleo de rícino é aplicado topicamente, ele reduz a inflamação e alivia a dor.
As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do óleo de rícino podem ser particularmente úteis para quem possui doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, psoríase e acne.
DIMINUI AS ESPINHAS
A acne é uma doença de pele super comum que gera pus e protuberâncias dolorosas no rosto e no corpo. É mais comum em adolescentes e adultos jovens e pode impactar negativamente a auto-estima. Eu sofro disso e sei quão horrível é.
O óleo de rícino tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater o crescimento bacteriano, quando aplicado na pele. Um estudo em tubo de ensaio revelou que o extrato de óleo de rícino apresentou considerável poder bactericida, inibindo o crescimento de várias bactérias, incluindo Staphylococcus aureus.
SAÚDE DO COURO CABELUDO
Ele é ótimo para aplicar em cabelos secos, pois ajuda a lubrificar a haste capilar, aumentando a flexibilidade e diminuindo as chances de quebra.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, o óleo de rícino também pode ser um tratamento eficaz para a caspa causada por dermatite seborreica e descamação.
Ele também ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.
Como usar o óleo de rícino no cabelo?
Existe inúmeras maneiras de realizar a nutrição com o óleo de rícino, mas vou mostrar passo a passo das duas melhores formas para você poder fazer em sua casa!
Umectação
- Com os cabelos secos, divida-o em várias partes e comece a aplicação do óleo a partir do couro cabeludo. Pode ser com um pincel (daqueles que usamos para pintar os fios) ou com as próprias mãos.
- Faça alguns movimentos circulares com os dedos no couro cabeludo após a aplicação. Isso faz com que aumente a circulação sanguínea do local, consequentemente irá melhorar o crescimento dos fios.
- Depois de aplicar o óleo em todo o couro cabeludo, passe para os fios. Aplique em toda a extensão dos fios. Coloque o cabelo em uma touca térmica, e deixe agir por algumas horas. Depois, é só lavar normalmente com o seu shampoo e condicionador.
Nutrição
- Lave os fios com um shampoo transparente para que os fios fiquem bem limpos.
- Coloque 1 colher de sobremesa do Óleo de Rícino junto a 2 colheres de sopa de uma máscara á base de óleo.
- Misture e aplique nos fios, massageando mecha por mecha.
- Coloque o cabelo em uma touca términa e deixe agir por 20 minutos. Enxague e retire todo o produtos dos fios.
Couro cabeludo
- Esfregue o óleo de rícino nas mãos, massageie o couro por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por mais alguns minutos.
- Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutri os fios.
- Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado. Os resultados aparecem após alguns meses de tratamento.
Onde encontrar o óleo de rícino?
Você encontra o óleo em farmácias, lojas de produtos naturais. Qualquer marca você pode comprar, mas preste atenção no tipo de óleo.
Eu comprei essa semana pela Amazon, achei o preço bom e a entrega era bem rápida! Vou deixar os links que achei pra vocês:
- Óleo de rícino – Skafe – CLIQUE AQUI!
- Kit com 3 Óleo de rícino – CLIQUE AQUI!
- Óleo de rícino Lonuy – CLIQUE AQUI!
- Óleo de rícino Anazoe – CLIQUE AQUI!
Escolha sempre um óleo do tipo vegetal e nunca o mineral.
Espero que gostem dessa dica boa e barata!
Beijos, Nina
2 Comentários
Muito bom gostei de saber proporção e bem que o oleo de ricino faz
E gostei muito das Dicas
Olá eu me chamo Valéria,gostei dessas dicas do óleo de rícino,vou acompanhar sempre essas dicas.Bjos