Beleza Cabelo Produtos

O que é Co-Wash? Tudo o que você precisa saber! 2019

9 de julho de 2019

Você já ouviu falar o Co-Wash? Até pouco tempo eu não sabia o que era. Depois de pesquisar bastante e conversas com alguns cabeleireiros eu vi a importância de compartilhar com vocês esse método que trás inúmeros benefícios para os fios!

O shampoo serve para limpar os fios, certo? Em meio ao agentes de sua fórmula, o sulfato se encontra na grande maioria dos shampoos e ele é o agente responsável por criar a espuma e limpar bem o cabelo.

Porém, além de tirar a sujeira dos fios, o sulfato tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo, tornando o vilão dos agentes!

Por causa dos danos que o sulfato causa aos fios, surgiram técnicas como o co-wash, que é o ato de usar produtos que não contêm elementos indesejados em sua fórmula, tais como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

O QUE É CO-WASH? 

A técnica de Co-Wash consiste basicamente em lavar o cabelo apenas com condicionador! Isso mesmo, soa estranho né? 

Assim como o shampoo, o condicionador também possuem substâncias capazes de limpar os fios, sem deixá-los sujos ou oleosos.

A diferença é que essa limpeza é extremamente mais leve, não agride tanto o cabelo e preserva a oleosidade natural do mesmo. O que resulta em cabelo mais hidratado, macio e bonito!

Você que vai na academia, e tem vontade de lavar os fios todos os dias? Pois é, se você lavar todos os dias com shampoo, vai ressecar muitos os fios. Se você lavar apenas com água, os fios ficam opacos,  sujos e fedorentos. 

Muitas pessoas recorrem ao shampoo a seco, mas usar todos os dias durante quase uma semana, obstrui os folículos capilares e isso não é bom!

A solução ideal é utilizar o método de lavagem co-wash.

Essa ideia entra na mesma lógica do low poo e no poo, que possuem fórmulas com uma quantidade menor de componentes químicos, como alternativa para agredir menos o couro cabeludo e os fios. 

Apesar da ideia ser, basicamente, substituir um produto pelo outro, a prática não é tão simples assim.

Para fazer a troca do shampoo por um condicionador, o produto precisa ser considerado “produto leve”, e com isso, o condicionador precisa ser isento de alguns componentes como: 

  • Parafina
  • Petrolatos
  • Silicones insolúveis

Voces provavelmente irão encontrar esses agentes escritos nas embalagens da seguinte forma:

  • Petrolatum
  • Mineral oil
  • Paraffinum liquidum
  • Isoparaffin
  • Isododecane
  • Dimethicone
  • Silicone
  • Dodecane
  • Alkane

DICA:

Depois de encontrarem um produto que seja livre desses agentes citados acima, também procure um condicionador que possua algum agente de limpeza na composição.

Especialmente com o derivado do coco, chamado ‘cocamidopropyl betaine’, que é responsável por produzir uma limpeza mais completa nos fios!


QUAL TIPO DE CABELO PODE FAZER CO-WASH?

Para quem tem cabelo oleoso, deve estar achando a maior loucura isso né? Essa técnica é mais indicada para os cabelos quimicamente tratados, ressecados, com luzes, mechas, crespos e cacheados. 

CABELOS TINGIDOS

Para quem possui fios tingidos e necessita do uso de shampoos tonalizantes, o ideal é que você intercale o co-wash com a lavagem convencional utilizando o seu shampoo.

CABELOS CACHEADOS E CRESPOS

Para quem tem os cabelos cacheados e crespos, o Co-Wah é excelente! Os cachos ficam sem frizz e muito brilhantes. Já que as cutículas dos fios não são muito abertas,assim os fios conseguem manter a hidratação, preservando os nutrientes.

CABELOS OLEOSOS

Quem tem cabelo oleoso, deve  escolher quais ou qual dia da semana irá fazer a co-wash. Igual para fazer umectação com óleo de coco, por exemplo.

Trás inúmeros benefícios para os fios, mas não pode ser feito sempre em cabelos oleosos.

ATENÇÃO PARA O COURO CABELUDO

A maior ressalva é para quem tem problemas no couro cabeludo, como seborreia, por exemplo. Nesse caso, a aplicação da técnica pode desenvolver fungos ou bactérias que causam a queda dos fios.


QUANTAS VEZES NA SEMANA DEVO FAZER CO-WASH?

A rotina de Co-Wash pode ser feita a cada três ou quatro dias, seguindo o passo a passo corretamente, mas é sempre recomendado a higienização com shampoo para evitar fungos e bactérias.

Para isso, opte pelos shampoos low poo!


COMO FAZER CO-WASH?

Não tem nenhum segredo, para lavar os fios com o condicionador, é muito fácil: Você aplica o condicionador no cabelo da mesma forma que se você aplica o shampoo, primeiro no couro cabeludo, até as pontas, massageando bem. 

Deixar agir por alguns segundinhos, sempre massageando, e depois é só enxaguar com água em abundancia. 

  1. Molhe os cabelos com água morna (nunca água quente) e massageie por alguns minutos; 
  2. Retire o excesso de água; 
  3. Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas, massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e fazer uma boa limpeza; 
  4. Massageie de cima para baixo para limpar todo o comprimento do cabelo com o condicionador; 
  5. Deixe agir por alguns segundos; 
  6. Enxágue, sem deixar excesso de condicionador nos cabelos. 

Segundo o profissional, é extremamente importante massagear o couro cabeludo, porque esse é o jeito de conseguir eliminar a gordura do mesmo.  

Juntamente com o Co-wash, é recomendado fazer uma limpeza profunda com shampoo anti-resíduo ou detox capilar a cada 15 dias.


QUAL É O RESULTADO DO CO-WASH NOS CABELOS?

Para os cabelos que são muito ressecados por processos químicos, essa técnica pode ser uma maneira de recuperar a vitalidade e saúde do cabelo, sem recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão no dia a dia.

Mas vale lembrar que um cronograma capilar de hidratação, reconstrução e  nutrição é fundamental para qualquer cabelo!


QUAIS SÃO OS CONDICIONADORES PARA FAZER CO-WASH?

Segue abaixo uma lista de condicionadores que são muito usados para fazer Co-Wah:

  1. Condicionador Therapy Co-Wash Aneethum
  2. Condicionador Bio Extratus Botica Co Wash
  3. Co-Wash Mari Morena Higienizador Detox 
  4. Co-Wash Mari Morena Higienizador Hidratante
  5. Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos 
  6. Co-Wash Condicionador Higienizante, Amend
  7. Creme de Limpeza Seda Boom Liberado 
  8. Juba Co Wash – Widi Care
  9. Condicionador Co-Wash Sou Mais Cachos, Yenzah 
  10. Condicionador Uso Diário Baixo Poo Unit, Tresemmé

Espero que gostem das dicas!

Beijos, Nina

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário