Cabelo Produtos

RECONSTRUÇÃO CAPILAR: O Guia Completo! Quais as melhores máscaras? (Maio 2020)

19 de fevereiro de 2016

Entra ano e sai ano e algumas máscaras não perdem o seu posto no top 5 das melhores máscaras reconstrutoras. Mas afinal, você sabe para que serve um tratamento reconstrutor? Confira o que você vai encontrar nesse post a seguir:

1- O que é reconstrução capilar?

2- Quais são os benefícios da reconstrução capilar?

3- Para qual tipo de cabelo a reconstrução capilar é indicada?

4- Como saber se o seu cabelo precisa de reconstrução capilar?

4.1- Teste de porosidade do fio boiando no copo.

4.2- Teste de porosidade do fio no meio do copo.

4.3- Teste de porosidade do fio afundando no copo.

5- Quais são as melhores máscaras reconstrutoras?


O QUE É RECONSTRUÇÃO CAPILAR?

Nosso cabelo é composto por três substâncias básicas: água, lipídio e queratina (uma proteína SUPER essencial que garante resistência, força e elasticidade aos fios). Cabelos ressecados, quebradiços e porosos geralmente são os que apresentam deficiência dessa proteína e por isso precisam de uma reconstrução capilar.

Dentre os fatores que podem causar a perda de queratina dos fios, podemos destacar: a realização de procedimentos químicos, a exposição excessiva ao sol, o uso contínuo de secador, água quente, cloro e água do mar. A reconstrução capilar é o tratamento que irá devolver aos fios a queratina que eles precisam.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA RECONSTRUÇÃO CAPILAR?

 

A reposição de queratina nos fios ajuda na recuperação de sua integridade, deixando-os aptos a tratamentos mais simples como nutrição e hidratação. Um cabelo carente de reconstrução fica frágil, quebradiço e não responde bem aos tratamentos capilares.

Esse cuidado é o responsável por devolver à fibra capilar a sua massa perdida. Ou seja, uma das composições mais importantes do fio é a proteína, em especial a queratina, e esse componente é perdido ou desgastado por fatores que mencionaremos mais a frente.

A queratina é o componente que proporciona força, resistência e elasticidade ao fio, portanto, sem ela, o cabelo fica fragilizado e, consequentemente, com um aspecto nada agradável.
Através da reconstrução capilar é possível repor a queratina do fio, para que ele recupere a sua saúde e beleza.


PARA QUAL TIPO DE CABELO RECONSTRUÇÃO CAPILAR É INDICADA?

É importante destacar que se um fio está poroso e danificado, ele não está apto a receber nenhum outro tratamento, como a hidratação e a nutrição, isso porque aquela fibra não consegue “segurar” esses nutrientes e líquidos necessários para a sua saúde, entendeu?

Como já expliquei no post Máscara para os cabelos – Como e qual escolher?, se você usar um produto que não é para o seu tipo de cabelo, além de não trazer um resultado satisfatório, ele pode causar um efeito contrário, prejudicando muito seus fios.


COMO SABER SE O SEU CABELO PRECISA DE RECONSTRUÇÃO?

TESTE DE POROSIDADE – FIO NO COPO

A porosidade capilar é o que define o quanto nosso cabelo consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos nele. Ela pode ser alta, média ou baixa e cada uma deve ser cuidada com tratamentos específicos, como hidratação, nutrição e reconstrução. Para saber em qual nível a sua está, você pode fazer um teste supersimples em casa utilizando apenas um copo.

Você pode fazer o teste com um fio de cabelo da sua escova ou algum que tenha caído ao chão. Não precisa arrancar nenhum fio da cabeça, ok?

PASSO 1: Encha o copo com água filtrada e coloque o fio de cabelo dentro; Caso o seu cabelo seja muito grande, tente um fio pequeno, assim ele não ocupará todo o espaço do copo.

PASSO 2: Aguarde cerca de 10 minutos;

PASSO 3: Observe se o fio irá afundar, boiar ou se ficarão no meio do copo.

PASSO 4: Se o fio afundar no copo com água, é sinal de alta porosidade. Se o fio ficar no meio do copo, significa média porosidade. Se o fio boiar, é sinal de baixa porosidade.

Depois de conferir o seu resultado, é hora de saber o que cada um significa, olha só:

POROSIDADE BAIXA: É quando os fios boiam no copo com água. Isso significa que as cutículas estão bem fechadas e, por isso, fica mais difícil a absorção de água ou outros tratamentos. 

POROSIDADE MÉDIA: É quando os fios ficam no meio do copo. Isso quer dizer que as cutículas estão meio abertas e os fios conseguem absorver água e tratamentos na medida certa, ou seja, o cabelo é considerado saudável.

POROSIDADE ALTA: É quando os fios afundam no copo com água porque as cutículas estão muito abertas. Ele absorve água mas perde rapidamente porque o cabelo está bastante ressecado, quebradiço, com frizz e pontas duplas.


Então depois de saber qual tipo de máscara o seu cabelo realmente precisa, o próximo passo é identificar a intensidade da máscara. Vou explicar detalhadamente qual tipo de reconstrução é indicada para cada tipo de cabelo, então vamos lá!

1-Penetraitt Sebastian.

É de longe minha máscara reconstrutora favorita.

Ela deixa meu cabelo uma seda e repõe toda a massa perdida durante processos químicos.

A Penetraitt dá certo em todos os tipos de cabelo, que é raridade por ser uma máscara de fortalecimento profundo e de reparação.

Ela deixa os cabelos muito brilhantes e a cada aplicação, o deixa mais fortes forte!

Ideal para um cabelo que acabou de passar por uma tintura, descoloração e progressiva, mas que não esteja tão danificado. Ótima para manutenção dos fios no dia a dia!

Nível da reconstrução: 75% 

Sua Fórmula a base de Proteínas de Soja, Seda e Trigo que restauram e revitalizam os cabelos.

  • Proteína da Soja: Age na retenção da umidade dos fios prevenindo seu ressecamento e deixando-os mais fortes e flexíveis.
  • Proteína da Seda: Doa maciez, suavidade e brilho aos cabelos.
  • Proteína do Trigo: Forma uma película sobre a fibra capilar que auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados. Doa corpo, brilho e sedosidade aos cabelos.

2- Linhas Resistance da Kérastase Resistance

A linha Resistance da Kérastase sempre salvou de forma absurda o meu cabelo quando estava quebradiço e poroso, e por isso coloquei ela aqui na lista com a maior certeza da vida.

Apesar do preço ser alto vale absolutamente cada centavo gasto, pois além de durar muito tempo, ela recupera o seu cabelo e o deixa extremamente forte!

Ela deixa qualquer cabelo reconstruído, até mesmo aqueles que estão elásticos.

Depois de descolorir os fios, uso esta máscara durante um bom tempo, assim o meu cabelo não quebra e se mantém forte após o procedimento químico!

A linha Resistance possui três máscaras diferentes, todas dão resultados extraordinários, a diferença é você escolher a máscara que mais se encaixa com o tipo de fio e estado do seu cabelo.

mascara1

Ideal para um cabelo bastante danificado após um processo químico. Além de reconstruir ela deixar o cabelo mais resistente!

Nível da reconstrução: 100% 

Tratamento reparador de nova fibra,  muito danificados e submetidos a muitos processos químicos.- –

  • Fibra-KAP – Tecnologia composta de proteína do trigo e mais 6 aminoácidos (Arginina, Serina, Ácido Glutâmico, Glicina, Prolina, Tirosina). Reconstrói a ligação interna da fibra, deixando os fios mais fortes e prevenindo que se quebrem.
  • Sève de Ressurrection – Extrato de Myrothamnus Flabellifolia (Flor da Ressurreição). Com alto poder antioxidante, acelera o poder da ressurreição dos fios, recuperando os danos causados pelas químicas nos cabelos.
  • Proteínas do Trigo – Repara as escamas dos fios, tem ação umectante, dá brilho e sedosidade, trata os fios danificados e promove maciez.

3- K-Pak Joico

A máscara K-Pak reconstrói a fibra capilar de dentro para fora, reparando profundamente até mesmo os danos mais intensos.

Eleita por diversas revistas internacionais, essa máscara é a famosa “levanta defunto”, ou seja, ela recupera os cabelos que estão muito fragilizados por ferramentas quentes como chapinha, secador e por processos químicos.

Mas há muitos comentários sobre essa máscara não funcionar, mas a verdade é que, ela é MUITO potente, e seu resultado só será bom em cabelos muito danificados. Então se este é seu caso, não perca tempo procurando outras.

Joico_K-Pak_Deep_-_Penetrating_150ml

Ideal para cabelos extremamente danificados.

Nível da reconstrução: 100%

  • Complexo Peptídico Bio-Avançado: peptídeo de alta compatibilidade como o cabelo que penetra no interior da fibra capilar e restaura sua saúde desde o interior, deixando os fios muito mais fortes, saudáveis e brilhantes.
  • Complexo Quadramínico: constituído por 19 aminoácidos com o acréscimo de uma carga positiva que concentra os agentes nas áreas mais danificadas, proporcionando uma reconstrução mais eficiente.

 4-  Repair Rescue Bonacure Schwarzkopf.

Uma máscara muito falada também a Repair Rescue, que por ser muito potente não se dava bem com todo cabelo.

Inclusive ja fiz resenha dela, se você ainda não leu corre lá: Resenha: Repair Rescue Bonacure Schwarzkopf

Muitas pessoas se queixavam dela deixar o cabelo áspero. Eu mesmo usava somente quando via necessidade, pois na hora de secar os fios, eles não ficavam macios.

Mas a Schwarzkopf reformulou a máscara e foram lançadas duas novas versões, uma para cabelos grosso e outra para cabelos finos!

Desde então, são só elogios.

Recomendo este produto para cabelos descoloridos ou muito danificados por qualquer tipo de química. Outro tipo de cabelo que deve se beneficiar com ela são os pororos, pos ela penetra profundamente na cutícula do fio!

IMG_6983

Ideal para cabelos danificados e para recuperar os nutrientes perdidos nos processos químicos!

Nível da reconstrução: 80%-

  • Amino Cell Rebuild: um composto de aminoácidos e Panthenol que age na parte interna do fio, reconstruindo, hidratando e restaurando a força.
  • Proteolipídeos: uma poderosa combinação de queratina hidrolisada e lipídeos para restaurar e proteger o cabelo.
  • Perfector Technology: tecnologia que preenche as lacunas dos fios danificados, devolvendo a força, a maciez e o brilho.

 5-  Senscience Inner Restore Intensif

Uma das mais famosas para recuperar os fios, a máscara Inner Restore da Senscience é muito amada por quem usa pelo seu resultado imediato.

É um tratamento reparador profundo para cabelos grossos, mas dá muito certo com cabelos finos (como o meu!), além de reduzir o frizz e reparar os fios severamente danificados que deixam os cabelos com um aspecto saudável, excepcionalmente hidratados, brilhantes e nutridos.

Suaviza e repara as cutículas danificadas deixando um brilho saudável no cabelo. Use semanalmente no lugar do Condicionador em cabelos extremamente danificados, assim você terá um resultado surpreendente!

senscience-inner-restore-intensif-mascara

Ela transforma o fio e o deixa com uma flexibilidade incrível, evitando qualquer tipo de quebra!

Ideal para cabelos porosos, rígidos e quebradiços por causa das químicas.

Nível da reconstrução: 70%

  • Enriquecida com uma mistura exclusiva de emulsões de silicone dos Laboratórios Shiseido para repor a hidratação e os aminoácidos  essenciais que promovem um cabelo saudável.
  • Condicionadores poliméricos e umectantes proporcionam maciez excepcional, nutrindo os cabelos e equilibrando o nível de hidratação dos fios.

Mais posts sobre dicas de cabelo:

COMO FAZER O CABELO CRESCER

COMO LER RÓTULOS DE PRODUTOS

5 DICAS PARA TER UM CABELO SAUDÁVEL

Espero que tenham gostado meninas!

Beijos, Nina

Publicações relacionadas

26 Comentários

  • Reply Catia 5 de junho de 2016 at 13:11

    Oi. Gostei muito das suas dicas. Descolori meu cabelo recentemente e fiz progressiva e meu cabelo está extremamente ressecado, opaco e quebradiço. Vc deu indicação das máscaras e do seu cronograma capilar e achei muito bom mas caso eu só queria comprar as máscaras qual shampoo vc indica para o uso diário ?
    Obrigada

    • Reply Marina Moreira 12 de julho de 2016 at 11:59

      Oii Catia!
      Primeira dica que eu te dou, tenta lavar o cabelo o mínimo possível, viu!
      Quanto mais lavar o cabelo, mais danificado ele vai ficar.

      Para o uso diário eu gosto muito de um que é super em conta mas que me da ótimos resultados. Ele chama Equilibra! da marca Haskell! Vale muito a pena 🙂
      Beijaao

  • Reply Mariane Ourique 10 de junho de 2016 at 20:40

    oi Nina, adorei o post… No entanto, ainda estou em dúvida em relação a algumas coisas…
    Sinto meu cabelo bem ressecado, devido às luzes..
    e ele é bem fino também, o que dificulta mais ainda..
    qual máscara dessas vc acha que se encaixa melhor pra mim?
    pensei na joiko, ou Swcharzkopf.. mas não sei…
    me ajuuudaaaa haha

    • Reply Marina Moreira 10 de agosto de 2016 at 08:57

      Ei Mari, desculpa a demora viu?!
      O meu cabelo é MUITO fino também, e fica seco bem fácil!
      Eu te recomendo de olhos fechados as da Joico, não sei compara a da Schwaskopf, juro!
      Recentemente usei a K-Pak e fiquei chocada conm o resultado! Ela tem sido a melhor reconstrutora que já usei. E a mais hidratante q já usei é a moisture recovery para cabelos GROSSOS! Sim, nao se assuste hahaha o meu cabelo é finíssimo, mas essa para cabelos grossos é bem mais hidratante sabe?!
      Beijaao

      • Reply Kátia 8 de setembro de 2016 at 14:33

        Nina,

        Adorei seu post, suas dicas e sua atenção com a galera que te envia perguntas 🙂

        Pergunta básica: dá pra comprar essas mascaras e fazer o tratamento em casa? Ou devo ir ao salão no momento da aplicação?

        Beijos e muito obrigada

        • Reply Marina Moreira 8 de novembro de 2016 at 23:24

          Ei Kátia!
          Nao sei porque eu não te respondi antes!
          Da sim, eu praticamente cuido do meu cabelo só em casa!
          Se voce tiver paciencia para massagear os fios, usar uma touca térmica, os resultados serão incríveis!
          Beijos

      • Reply Alessandra 27 de outubro de 2017 at 15:14

        Oi meninas, tb tenho cabelo fininho, e tenho muita dificuldade para encontrar uma máscara reconstrutora para cabelos finos, existem muitas mas para hidratar e nutrir 🙁 e para reconstruir quase nada, sendo q um ponto muito importante para escolha da máscara é o tipo de cabelo né!? As empresas deveriam fazer máscaras reconstrutoras para essa estrutura de fio!!!

  • Reply Sarah 16 de setembro de 2016 at 13:25

    Qual o site onde compro a máscara KERASTASE RESISTANCE?

    • Reply Marina Moreira 14 de outubro de 2016 at 18:03

      Eu comprei em salao, nao conheço nenhum site de confiança que venda.
      Entra no site da marca, que lá vc vê qual salão em sua cidade vende a máscara.

  • Reply Silvia 18 de setembro de 2016 at 09:31

    Adorei a resenha!! Flor meu cabelo está elástico e quebradiço qual dessas máscara você me aconselha?? Eu usei a repair rescue, mas não resolveu e pior meu cabelo não entrava nem o pente. Beijos

  • Reply Maria 24 de outubro de 2016 at 12:22

    Oi Marina, vc já usou a Absolut Repair Cortex Lipidium? Sabe me dizer se é boa? Bjs e obrigada

    • Reply Marina Moreira 30 de janeiro de 2017 at 18:07

      Ja simmm! Eu AMO essa linha! É mega reconstrutora, funcionou perfeitamente no meu cabelo!

  • Reply Sara 13 de fevereiro de 2017 at 13:11

    Ola marina , tenho os cabelos platinas e tenho uma dúvida cruel , preciso de uma máscara de reconstrução ultra power , queria saber entre a Kérastase therapist e a senscience inner restore qual a melhor ? Eu sei que as duas são Boas , porém preciso saber a melhor .

  • Reply Raquel 15 de fevereiro de 2017 at 09:22

    Olá Marina, adorei suas dicas,
    Tenho o cabelo muito fino e com mechas.
    Sempre usei a linha da Senscience, porém gostaria de trocar.
    O que você indicaria (shampoo, condicionar e mascara), estou com queda e o fio poroso (fora as mechas e ser fininho).
    São muitas opções kkk
    Beijos

  • Reply Ilma 18 de março de 2017 at 15:16

    Oi Nyna meu cabelo muito danificado ele é super fino e muito oleoso qual marca vc me indica ?

    • Reply Marina Moreira 4 de abril de 2017 at 18:11

      Uma marca com um custo benefício otimo é a Haskell, acredito muito nos produtos da marca.
      E se você quiser investir mais, recomendo uma que chama Penetrait da Sebastian ou da Kpak da Joico! As melhores <3

  • Reply cintia 2 de maio de 2017 at 10:38

    Olá, adorei as dicas. Mas fiquei com duvida em qual mascara usar. Fiz luzes recentemente e quero uma mascara para ajudar a reconstrução dos fios, hidratação… para fortificar. Qual você me indica?
    beeeijo

  • Reply Bruna 8 de maio de 2017 at 22:32

    Oi , estou em dúvida em compra da Kérastase ou da Joico para reconstrução ! Essas da Kérastase que vende no mercado livre vc acha q são falsas??? Meu cabelo está muito seco com pontas duplas

    • Reply Marina Moreira 6 de junho de 2017 at 00:53

      Ei Bruna!
      Compra Joico em salao, é mais confiável!
      A joico kpak é tao boa quando a Resistance da Kerastase viu?
      Beijos

  • Reply Monique 19 de julho de 2017 at 16:50

    Olá, quanto tempo você deixa a máscara Joico agir no seu cabelo? Ja vi falar pra deixar 5 minutos, mas acho muito pouco, ainda mais o meu cabelo que o resultado só fica bom com algumas máscaras com 20/30 minutos em média. É perigoso deixar pelo menos 10/15 minutos no cabelo?

    • Reply Marina Moreira 28 de setembro de 2017 at 23:51

      Eu deixo um pouquinho do que o fabricante pede! E na maioria das vezes eu uso touca térmica.

  • Reply Asti 21 de agosto de 2017 at 13:51

    Melhor resenha que já vi até agora sobre máscaras! Aliás, não conhecia este blog, estou amando! Parabéns pelo trabalho! Só queria esclarecer uma dúvida, meu cabelo tem luzes, tonalizante para cobrir os brancos e progressiva (Exo Hair, sem formol). Ele é grosso e está muito seco, ele já era seco, ficou mais com as luzes. Qual dessas máscaras você me recomenda?

    • Reply Marina Moreira 28 de setembro de 2017 at 23:44

      Ei sua linda!
      Mto obrigada viu?
      Acredito que a sebastian, pq alem de reconstrutora, ela é muuuito hiratante! Seu cabelo vai gostar mto dela!

  • Reply fabiana 14 de novembro de 2019 at 11:59

    Mari e a linha da Kérastase Densifique Bain Densité o que acha? seria melhor que o sebastian por exemplo?

    • Reply marina 14 de novembro de 2019 at 20:34

      Ei Fabi! Ela é bem mais forte do que a Sebastian viu? Mas a Sebastian Penettrait da um resultado muuuuuuito bom no meu cabelo!

    Deixe um comentário

    error: Conteúdo protegido por direitos autorais.