Cabelo

10 Melhores dicas para ter um cabelo saudável!

26 de outubro de 2021

Conquistar um cabelo lindo e saudável exige alguns cuidados e segredos muito importantes. Alguns hábitos podem parecer pouco relevantes ou inofensivos, mas ao longo do tempo, a falta deles podem ser o motivo pelo qual o seu cabelo está danificado!
Hoje separei as 10 melhores dicas que uso no dia a dia para você tornar os seus cabelos mais saudáveis, fortes e bonitos. Bora?

01- Dormir com touca de cetim.

A touca de cetim surgiu na vida dessas mulheres como uma alternativa para driblar o excesso de frizz. Isso porque dormir com um travesseiro com fronha de algodão causa o aparecimento de frizz no cabelo, já que o atrito do tecido com os fios causa uma “eletrização” no cabelo.

Diferente do algodão, o cetim não estimula a produção de frizz e, inclusive, ajuda a manter os fios mais hidratados e menos embaraçados, além de evitar o bad hair day e danificar muito menos a cutícula do cabelo.

Tanto a touca, quanto a fronha de cetim pode mudar completamente o seu day after! O cabelo fica com uma aparência definida por mais tempo e sem esses fiozinhos espetados.

02- Pentear o cabelo com muito cuidado.

Quando o nosso cabelo está molhado, ele fica muito mais suscetível á quebra e por isso, durante ou após o banho, devemos desembaraça-los com muito cuidado e paciência.

Comece pelas pontas principalmente se seu cabelo tende a ficar muito embaraçado. Aplique condicionador ou máscara hidratante e penteie os fios para retirar os nós. Fazer isso enquanto eles estão molhados é muito mais fácil!

03- Usar shampoo somente na raiz.

Quando lavamos o couro cabeludo com shampoo, a água que desce por todo o fio acaba limpando o cabelo sem você precisar aplicar mais produto no comprimento e pontas.

Ah, e nunca esfregue o cabelo na hora do shampoo, apenas passe as mãos de cima para baixo nos fios acompanhando a água de shampoo que está descendo do couro cabeludo. Isso já vai fazer a limpeza necessária.

04- Não lavar o cabelo com água quente.

A água quente consegue tirar a umidade natural do seu cabelo e couro cabeludo, causando o ressecamento dos fios. E, com o tempo, seu cabelo também pode ficar quebradiças e com muito frizz.

Além disso, as temperaturas elevadas durante o banho enfraquecem a raiz levando à queda e quebra do cabelo, causando uma redução no volume.

Sem contar nos machucados que você pode causar à pele do seu couro cabeludo. Por ser muito sensível, quando exposta à água quente pode sofrer com vermelhidão ou irritação — algo extremamente prejudicial para a saúde do seu couro cabeludo. Fica a dica!

05- Não prender o cabelo com força.

Apertar demais o elástico no cabelo é muito prejudicial, pois o fio fica super tensionado e vai perdendo força até se quebrar.

A pressão excessiva nos folículos capilares (onde fica a raiz) pode machucá-los em casos mais graves, causar até a queda.

Tente sempre fazer uma trança nos fios para prender em casa ou na academia e quando for fazer rabo de cavalo, faça frouxo e passe um spray fixador para segurar os fios.

06- Usar escova de couro cabeludo!

Muitas pessoas dedicam toda a atenção somente aos fios, com cronograma capilar, corte bordado, umectação… Mas se esquecem completamente de que a saúde do cabelo deve-se ao folículo piloso e aos cuidados com a pele do couro cabeludo.

O mesmo está suscetível à diversos problemas como alopecia androgenética (queda de cabelo), eflúvio telógeno, dermatite seborreica (que também causa queda de cabelo), entre outros…

Para recuperar a saúde do couro cabeludo, adquira o hábito de usar a escova do couro cabeludo, pois os benefícios são maravilhosos! Tem resenha aqui!

07- Usar leave-in sempre.

Nunca, nunca, nunca use fonte de calor sem o leave-in. A maioria dos produtos vendidos atualmente no mercado, possuem proteção térmica, para proteger do secador e chapinha, que btw estragam muito os fios!

A principal ação do leave-in é disciplinar e desembaraçar os fios.

Algumas pessoas costumam confundi-lo com o creme de pentear, mas são dois produtos diferentes, ok? O leave-in possui uma formulação mais leve, que não pesa nos fios nem causa um aspecto oleoso. Os cabelos ficam brilhosos e hidratados instantaneamente. Já o creme de pentear, tem uma textura mais pesada.

08- Cortas as pontas do cabelo!

Essa dica é clichê, mas é uma das melhores.

Você já ouviu alguém falando “Ah, o meu cabelo não cresce.”? Na verdade, todo cabelo cresce sim. O que acontece é que o seu cabelo provavelmente está com a ponta toda danificada, porosa e com ponta dupla e por causa disso, ele se quebra. Por causa disso, o seu cabelo não consegue atingir o comprimento que você deseja.

O segredo é cortas sempre as pontinhas, nem que seja 1 dedo. Pode ter certeza que faz toda a diferença.

09- Usar óleo reparador todos os dias.

Isso mesmo, você não leu errado.

Se você usar uma pequena quantidade de reparador de pontas, todos os dias antes de dormir, o seu cabelo vai acordar muito mais sedoso e saudável.

Uma boa dica é aplicar o produto na palma da mão e fricciona-las uma a outra para esquentar o produto. Com isso ele ficará mais fácil de ser absorvido pelo fio do cabelo.

10- Usar máscara acidificante.

O acidificante capilar é um produto que pode ser feito com casa ou ser industrializado, comprado em lojas especializadas em produtos de cabelo.

Equilibrar o PH do cabelo nada mais é do que uma selagem, ou seja, fechar as cutículas capilares para que os cabelos se tornem mais saudáveis, brilhantes e alinhados.

Pode ser usado em todos os tipos de fio, principalmente nos cabelos cacheados e crespos que tiverem sido submetidos a processos químicos!

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário