Arquitetura Sem categoria

MELHORES ARQUITETOS BH: Como escolher o seu arquiteto?

2 de junho de 2020

Escolher um arquiteto para criar e executar um projeto, seja ele de reforma ou construção, não é uma tarefa fácil. Assim como, quando vamos escolher um médico para fazer uma cirurgia, ou um professor para dar aula particular, ou até mesmo um piscicólogo para nos ajudar com problemas emocionais.

Afinal, eleger o arquiteto responsável por construir ou reformar uma casa ou ambiente especifico, é um processo que exige muito planejamento, confiança e pesquisa para que seu sonho saia do papel do jeito que você sempre quis e sem dores de cabeça.

De acordo com levantamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) divulgado em 2019, existem 167.491 arquitetos e urbanistas aptos a desempenharem as suas funções em todo o país. A maioria dos profissionais está concentrada na região Sudeste, com um terço deles localizados em São Paulo.

É preciso uma vasta pesquisa ou uma boa indicação, para que possamos confiar nosso investimento financeiro nas mãos desse profissional. Mas afinal, o que o arquiteto pode fazer por você?

  • O arquiteto é o profissional legal e tecnicamente autorizado a fazer o projeto arquitetônico;
  • Ele transforma desejos, sonhos e necessidades em soluções espaciais para construir ou reformar imóveis;
  • Sua formação ensina a unir técnica, criatividade, estética e funcionalidade em um mesmo ambiente;
  • O arquiteto também equilibra as necessidades do cliente ao orçamento disponível, fazendo com que sua contratação se torne um investimento com retorno imediato;
  • O arquiteto é capaz de calcular a quantidade necessária de materiais e elaborar orçamentos para o projeto;
  • Construir com um profissional da arquitetura traz mais segurança e, ao mesmo tempo, valoriza o imóvel;
  • O arquiteto tem preparo para gerenciar todos os fornecedores da obra e para prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais;
  • O acompanhamento do arquiteto no decorrer da obra permite que o cliente receba feedbacks e tire todas as suas dúvidas sobre o projeto;
  • Além de coordenar projetos, o arquiteto ainda pode se responsabilizar pela contratação de operários e cuidar das providências legais da obra.

Encontrar a pessoa certa para tomar frente de todos esses processos pode parecer difícil se você nunca contratou um profissional ou já teve uma experiência ruim. Mas, afinal, qual é o melhor arquiteto de Belo Horizonte?

ARQUITETOS EM BELO HORIZONTE

Bom, existem muitos arquitetos com excelência na cidade de BH, como Gustavo Penna, mas convenhamos que, muitas vezes, para você contratar um arquiteto que você admira e sonha em reformar a sua casa, pode não caber em seu bolso. Não porque contratar um arquiteto seja, caro, mas por alguns profissionais cobrarem valores exorbitantes devido a sua “fama”.

E hoje, venho compartilhar uma novidade com vocês… Finalmente, eu abri o meu escritório de Arquitetura&Interiores, chamado Roca Arquitetura e estamos atendendo em Belo Horizonte e São Paulo.

Há anos venho compartilhando dicas de decoração aqui no meu blog enquanto eu cursava o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC MINAS e agora, podendo exercer a minha profissão estou compartilhando dicas de decoração e projetos no nosso Instagram!


COMO SABER SE O ARQUITETO É BOM?

Bom, você encontrou um arquiteto, mas como saber se de fato ele é um bom profissional? Ou se os seus projetos virtuais ficam realmente parecidos com o projeto pronto?

Existem algumas dicas para vocês terem certeza da eficiência desse profissional, que vocês devem levar em consideração antes de contrata-los, olha só:

 

  • VISITE A OBA EXECUTADA PELO PROFISSIONAL.

Navegar pelas redes sociais em busca de inspiração é sempre um momento prazeroso (aliás, você já segue o Instagram e o Pinterest do nosso site Nina Cares?), mas ficar só no mundo virtual não basta.

Se possível, vá pessoalmente a uma obra realizada pelo profissional pretendido. Mas caso não dê, que tal ver fotos do resultado final da obra? Um antes e depois é muito bom para você conferir se tudo ficou nos conformes por lá!

 

  • VERIFIQUE O CUSTO BENEFÍCIO.

Antes de assinar o contrato, avalie detalhadamente o custo-benefício do orçamento entre os possíveis profissionais. Para ter uma noção do que seria um orçamento adequado, é faça uma previsão da área que será construída ou reformada, já que que muitos valores são calculados sobre o total de área trabalhada.

Nesse momento, consultar a tabela de honorários oficial do CAU pode ser uma boa solução para balizar os preços. Lembre-se de que é possível pagar os honorários ao final de cada fase do projeto – e que quanto maior a complexidade da obra, maior o número de fases.

  • EXIJA A PROPOSTA DE SERVIÇO.

A proposta de serviço nada mais é do que um documento que detalha todas as etapas do trabalho contratado, a data para entrega de cada etapa e seus respectivos valores. É importante também que na proposta de serviço esteja discriminada a quantidade de visitas que serão realizadas durante a execução da obra.

 

  • PESQUISE 

Em tempos de redes sociais, a pesquisa por perfis de arquitetos e escritórios de arquitetura está mais fácil do que nunca. Aproveite as ferramentas digitais para buscar os profissionais que mais dialogam com o seu estilo, mas não se limite a elas.

 

  • TENHA AFINIDADE COM O PORTIFÓLIO DO PROFISSIONAL 

É importante que antes de seguir para a escolha do arquiteto, você tenha em mente de qual estilo gosta. Assim poderá dar atenção especial ao portfólio dos profissionais e escolher aqueles que têm uma estética parecida com a que você deseja.

Espero que gostem das dicas!

Um beio, Nina.

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.