Você sabe o que é a podologia? Essa especialidade nada mais é do que a área da saúde especialmente voltada para o cuidado dos pés e tudo que engloba esse universo – que pode não parecer, mas é beeem complexo, viu?
Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés.
Qual é a diferença entre Pedicure e Podólogo?
Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas.
O que o podologo faz?
O podólogo irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa.
Quais são os benefícios de ir ao podologo?
Podólogos trabalham no tratamento de uma variedade de doenças e empregam técnicas inovadoras para melhorar o bem-estar geral dos pacientes.
São membros vitais no seguimento da saúde. Esse profissional frequentemente é o primeiro a detectar sintomas de diabetes ou doenças cardiovasculares devido à inter-relação do pé com o resto do corpo.
- Diagnosticar doenças nos pés, como tumores, úlceras, fraturas, doenças da pele ou das unhas, e deformidades congênitas ou adquiridas.
- Utilizar métodos inovadores para tratar doenças como calos, joanetes, unhas encravadas, tendões encurtados, cistos, distúrbios ósseos e abscessos.
- Projetar próteses corretivas, moldes de gesso e correias para corrigir deformidades.
- Corrigir padrões de caminhada e equilíbrio, e promova a capacidade geral de se mover de forma mais eficiente e confortável.
- Encaminhar os pacientes a outros médicos quando os sintomas observados nos pés indicarem distúrbios, como diabetes, artrite, doença cardíaca ou doença renal.
Podemos dizer que as doenças mais frequentemente tratadas por um podólogo, são:
- Joanetes
- Feridas
- Calosidades
- Verrugas
- Unhas encravadas
- Olho de peixe
- Fissuras
- Micose
- Úlcera dos pés
- Psoríase
- Pé diabético
- Pele seca
- Excesso de transpiração
- Mau cheiro
Quando devo ir ao podólogo?
Quando sentir desconforto ou dor nos pés, dedos ou unhas. O ideal é você ir ao podólogo 1 vez ao mês para sempre manter a saúde dos seus pés em dia!
Minha experiência indo à uma clínica de Podologia em Belo Horizonte
Eu não sei como fiquei tantos anos da minha vida sem ir ao um Podólogo para cuidar dos meus pés. É algo tão essencial para nossa saúde e bem estar, que todos deveriam conhecer os benefícios de ter um bom profissional ao seu lado!
Hoje vim compartilhar minha experiência na Clínica de Podologia da Fernanda Bicalho, aqui em Belo Horizonte.
É uma clínica nova, com uma estrutura incrível e o profissionalismo e carisma da Fernanda, faz a diferença!
O tratamento da Fernanda é muito completo e possuí muitas etapas, olha só:
- Higienização e limpeza dos pés
- Emoliente
- Corte das Unhas
- Retirada da Calosidade
- Lixamento plantar
- Hidratação
- Polimento das unhas
- Retirada de excesso de pele
- Finalização com massagem e óleos
Após a minha sessão, ela tirou foto dos meus pés para poder ver o antes e depois e o resultado é incrível. A sensação de bem estar, de ter os pés 100% limpos, tratados e muito macios é maravilhoso. Parece que tirou um peso, sabe?
Para entrar em contato com a Fernanda, é só entrar no Instagram dela! CLICANDO AQUI
Espero que gostem da dica!
Um beijo,
Nina.
Sem comentários