Corpo

MACA PERUANA: GUIA COMPLETO! Benefícios, Como usar, Funciona?

5 de novembro de 2019

Há alguns anos atrás, o mundo inteiro ficou sabendo através do famoso jornal The New York Times, que um alimento muito usado no Peru estava sendo contrabandeado pela China. Foi o maior alvoroço para saber do que se tratava e porque estava sendo tao disputado dessa forma.

Conhecida como Maca, essa raiz é cultivada no Peru desde antes mesmo de os incas formarem seu império e por ser tao especial para o povo andino, existe uma lei nacional onde proíbe, que ela seja processada fora do seu território.

E a lenda por trás desse alimento, diz que um grande imperador inca com o intuito de garantir energia do seu exército em uma guerra, incluiu a maca na dieta de seus soldados.

Mas os resultados não foram somente satisfatórios, além das vitórias conquistadas na guerra, a maca peruana também fez com que o desejo sexual dos soldados ficassem atiçado kkk E foi através dessa história que a raiz chegou a receber o apelido de “Viagra dos Incas”.

Nesse post você vai encontrar tudo o que você precisa saber antes que começar a consumir a tao falada Maca Peruana:

O que é Maca Peruana?

A famosa Maca Peruana é o nome popular dado a planta conhecida cientificamente como Lepidium Meyenii, uma alimento fitoterápico nativo da região dos Andes, no Peru.
Cultivada há mais de 2 mil anos e acima dos 4 mil metros de altitude e, a maca peruana se destaca no uso medicinal por proporcionar uma série de benefícios a saúde e por isso é tao usada no mundo todo.

Inúmeros pesquisadores tentam examinar a raiz da maca para comprovar sua veracidade, mas como o alimento pode ser processado somente no Peru, praticamente ninguém consegue levar o mesmo para fora do país em sua forma natural, apenas em pó.

E por causa dessa situação que especialistas no mundo todo ainda tenham o pé atrás em afirmar 100% que os benefícios. Afinal, é preciso ter certeza, por exemplo, de que a raiz processada é tão poderosa quanto o tubérculo ao natural.

”Por tudo que já se sabe sobre sua influência na função hormonal, é um alimento que merece destaque”, elogia a nutricionista clínica Gabriela Soares Maia, do Rio de Janeiro.


Para que serve a Maca Peruana?

 

A popularização do alimento se iniciou com uma característica alardeada há tempos: seu poder de aumentar a libido e a fertilidade.

Mas muito além disso, a maca peruana é extremamente nutritivo e energética. Em sua composição, há quantidades significativas de aminoácidos, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio e vitaminas B1, B2, B12, C e E.

  • Aumenta a vitalidade;
  • Combate o stress e o cansaço;
  • Auxilia em dietas de emagrecimento;
  • Ajuda no controle combate a osteoporose e anemia;
  • Estimula a produção de hormônios pelo organismo;
  • Fortifica o sistema endócrino e cognitivo;
  • Alivia sintomas de TPM e menopausa;
  • Ajuda no controle da diabetes;
  • É um poderoso antioxidante;

O fitoterápico é capaz de reduzir a glicemia e aumentar os níveis de insulina, além de melhorar o perfil lipídico e a tolerância à glicose. Por fim, casos de desnutrição, descalcificação, depressão, ansiedade também podem ser tratados com a maca..


Benefícios da Maca Peruana

FIBRAS: A fibra age diminuindo a velocidade de absorção de glicose pelo corpo, reduzindo as chances do desenvolvimento de diabete.

ÔMEGA 3 e 9: O amado ômega 3 ajuda a regular o colesterol, enquanto o ômega 9 colabora para a diminuição do nível total do colesterol ruim.

AMINOÁCIDOS:  Eles são essenciais no controle de gorduras no sangue e hipertensão, além de ajudarem  na saúde do coração.

FERRO: É um nutriente essencial para a oxigenação do sangue, que pode auxiliar no tratamento de anemia.

CÁLCIO:  Conhecido por ajudar a saúde dos ossos e articulações, também é indicado como uma forma de prevenir a osteoporose, doença que atinge principalmente as mulheres após a menopausa.

BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA  COM OS HORMÔNIOS

Uma das principais propriedades da maca peruana está relacionada ao estímulo da produção de hormônios pelo organismo.
Esse benefício a torna funcional no tratamento de deficiências hormonais, sendo uma ótima alternativa natural para adicionar hormônios externos no corpo, o que é excelente para quem nao quer ficar tomando remédios!

A capacidade de melhorar o sistema hormonal da forma mais natural e saudável possível é uma das características da maca peruana que ajudam no equilíbrio e saúde.

BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA NA DIETA

Já nas dietas, a maca peruana é um suplemento energizante capaz de otimizar o desempenho esportivo, já que aumenta a resistência física e retarda a fadiga.  E no auxilio da perda de peso, ele age ajudando a controlar a fome, pois o mesmo aumenta a sua saciedade por causa de sua fonte de fibra.

BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA EM RELAÇÃO AO LIBÍDO

Acredito ser o principal benefício pelo qual as pessoas buscam ingerir a maca peruana. Os resultados de uma pesquisa feita pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, mostraram que ingerindo a maca peruana diariamente, gera o aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática.

Através dos fitoquímicos, encontrados na composição da maca peruana, possibilitam a regulação das funções sexuais. Já que possuem uma características semelhantes ao estrogênio e às prostaglandinas e estimulam de modo natural a produção de hormônios sexuas femininos e masculinos (testosterona e progesterona).

Quando a maca peruana age sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, gera um efeito estimulante que aumenta o desejo sexual e reduz os níveis de estresse e ansiedade.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (100 gramas)

Calorias 325 kcal 16%
Carboidratos 71,4g 24%
Proteínas 14,3g 29%
Gorduras totais 3,6g 5%
Gorduras saturadas
Gorduras monoinsaturadas
Gorduras poliinsaturadas
Fibra alimentar 7,1g 29%
Cálcio 250mg 25%
Ferro 14,8mg 82%
Potássio 2000mg 57%
Cobre 6mg 300%
Vitamina C 285mg 475%
Vitamina B6 1,1mg 57%

Quais tipos de maca peruana existem?

O que muita gente não sabe, é que existe uma variedade enorme de Maca Peruana. No total, são de mais de 13 tipos, onde as principais são cultivadas na região dos Andes.

Os tipos diferentes de Maca Peruana podem variar muito de cor, mas as principais do mercado são: Branca, preta e vermelha. Além da coloração, cada tipo possui propriedades específicas, olha só:

MACA PERUANA AMARELA

O mais tradicional e consumido, é o tipo associado a benefícios como o aumento da libido em homens e mulheres, ajuda a combater estresse, fadiga e ajuda na prevenção do câncer de próstata.

MACA PERUANA PRETA

Essa é para os fitness de plantão… É a mais indicada para pacientes que precisam de um aumento na resistência muscular, pois pode ajudar a definir a musculatura.
Além disso, contribui para pacientes que precisam controlar os níveis de glicose no sangue.

MACA PERUANA VERMELHA

A maca peruana vermelha é a mais recomendada para a manutenção da saúde óssea, pois auxiliar na densidade dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose. Melhora o sintomas de TPM e ajuda na memória.


Maca Peruana engorda?

Uma grande parte da composição da farinha de maca peruana é uma fonte de carboidrato, um nutriente que tem fama de contribuir para o aumento do peso, pois quando consumido em excesso e por pessoas sedentárias favorece o ganho de peso.

Apesar de ser fonte de carboidrato, a maca peruana consegue ajudar na perda de peso porque ela é uma fonte de fibras, que colaboram para aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o apetite, além de deixar a absorção do carboidrato mais lenta.


Qual quantidade ingerir de Maca Peruana?

A quantidade necessária que cada pessoa deve ingerir para obter os benefícios da maca peruana pode variar de cada um.

As cápsulas, que são as mais comercializadas por sua praticidade, normalmente apresentam 500mg do produto, sendo a dosagem recomendada de 500mg a 1200mg ao dia.

Mas nada substitui a indicação do nutricionista de acordo com o seus exames e necessidades.


Maca Peruana em pó ou cápsula? Qual é melhor?

MACA PERUANA EM CAPSULA:

As capsulas sempre são o meu método de ingestão favorito, justamente por causa de sua praticidade.

É simples, basta ingeri-la com água ou outra bebida. Uma das vantagens da versão em cápsulas é que a quantidade ingerida é sempre mais exata, já que você não precisa pesar a quantidade.

MACA PERUANA EM PÓ:

Muitas pessoas não gostam de tomar comprimidos, então essa seria a melhor opção!
O benefício de usa-la em forma de pó, é a praticidade em mistura-la em qualquer alimento, tais como suco, café, vitamina, bolo, receitas e etc…

Por ter um sabor mais adocicado pode ser mais interessante acrescentá-la em preparações doces.


Contraindicações do uso da Maca Peruana!

Pessoas que utilizam quaisquer medicamentos com hormônios, como no caso de anticoncepcionais orais ou pacientes que realizam terapia hormonal, é necessário consultar com o seu médico se você esta permitido a usar a maca peruana, pois o produto pode alterar ou inibir o efeito do hormônio.

A maca peruana apresenta contraindicações pontuais e efeitos colaterais apenas em pessoas alérgicas, mas mesmo assim deve ser utilizada de forma responsável.


Qual é a melhor Maca Peruana?

Como já foi dito, como a maca peruana é processada no Peru e com isso, em outros países ela é comercializada apenas em cápsulas e em farinha.

O preço pode variar muito dependendo do produto, da marca e da loja, o que varia entre R$20,00 a R$200,00.

Essa diferença inclui fatores como a quantidade de cápsulas na embalagem ou, quando vendida em pó, o preço por Kg.

Separei algumas das melhores marcas que estão atualmente no mercado.

MACA PERUANA – NOW FOODS

A Maca Peruana da Now Foods tem alta pureza do pó da raiz em forma de comprimidos. Esse suplemento alimentar contém, no total, 250 cápsulas veganas. Além disso, cada comprimido da Now Foods oferece 500mg de pura maca orgânica.


MACA PERUANA – UNILIFE

A Maca Peruana da Unilife é um suplemento em cápsulas que contém, no total 120 comprimidos. A porção da Unilife, que corresponde a duas cápsulas por dia, oferece cerca de 1000mg de maca peruana, além de 23mg de vitamina C e 3,5mg de zinco.


MACA PERUANA FOR WOMAN – UPNUTRI

A Maca Peruana For Woman é classificada com uma raiz que se desenvolve no Peru, sendo rica em vitaminas C e E, proporcionando mais vigor e disposição ao nosso organismo, além de beneficiar as defesas do nosso organismo agindo contra os radicais livres.

A Maca Peruana, da Upnutri contém Óleo de Cártamo e é desenvolvida com matéria prima de alta qualidade. A Maca Peruana 1000mg Upnutri é considerada o melhor custo benefício do mercado.


MACA PERUANA – MAX TITANIUM

Uma das marcas mais conhecidas, a Max Titanum costuma ter os produtos com uma qualidade garantida  e a maca peruana deles, nao ficou pra trás! Tem um custo benefício maravilhoso.

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.