Muito se ouve falar da Chia, e muita gente consome a semente sem saber ao certo quais são seus benefícios.
Eu consumo ela diariamente em quase todas as minhas refeições, recomendado pela minha nutricionista e nutróloga. E decidi vim contar para vocês o quão é bom acrescentar essa sementinha na nossa vida!
O que é a Chia?
A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.
Ela foi descoberta a muitos anos, e já era utilizada pelos inúmeros benefícios que oferecem a nossa saúde.
Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) acontece devido à alta concentração de fibras, torna a chia propícia para quem quer emagrecer, já que pode intensificar a sensação de saciedade.
O que tem na chia que a torna tão eficaz?
Os seus principais componentes são:
Proteínas – É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem ou a mulher precisam.
Ômega 3 – A semente da chia é uma das mais ricas fontes de Omega 3, tanto animal quanto vegetal. Possui um teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
Cálcio – A concentração de cálcio na Chia, é cinco vezes maior do que a quantidade do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
Magnésio – Possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.
Manganês – E fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
Fibras – Sua alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
Antioxidantes – A presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Análise nutricional (100g):
Como consumir a Chia?
A semente Chia pode ser consumida de inúmeras maneiras.
Por ela ter o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água, ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.
Uma das melhores coisas da chia é ela não ter um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em qualquer coisa que você queira comer ou beber.
Ela irá aumentar os nutrientes do alimento que você esta ingerindo, sem mudar o sabor! Isso é ótimo para aquelas pessoas que não conseguem comer nenhum tipo de semente.
Mas, vale ressaltar que é preciso o cuidado de se tomar bastante água durante o consumo da chia. Isso pode produzir uma prisão de ventre.
A semente de chia deve ser consumida crua pois é seu óleo, rico em minerais, aminoácidos essenciais e ácidos graxos, que tem o potencial de nos ajudar na prevenção de doenças como diabetes e câncer.
1 – Quais são os principais benefícios para consumir a chia?
- As sementes de chia são muito nutritivas, é um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos.
- Proporcionam muita energia, já que as sementes de chia são calóricas.
- Causa saciedade, as fibras presentes na chia “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome.
- Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia.
- Reduzem a ansiedade, já que elas absorvem a água e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de carboidratos e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea.
2 – Há alguma contra-indicação?
- Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias.
3 – Como a semente de chia ajuda a emagrecer?
- Por causar saciedade, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.
- Ajuda a combater inflamação, já que a gordura acumulada é causada por um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
- O ômega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
- Desintoxica o organismo, já que a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.
4 – Qual é a quantidade diária recomendada para o consumo da chia?
- Não existe uma regra, mas a maioria dos nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.
Espero que gostem das dicas!
Beijos,
Nina 🙂
Sem comentários
Muito as boas as dicas. Pelo jeito a chia é um aliada e tanto do emagrecimento.