Corpo

Dieta: O poder da semente chia!

10 de abril de 2021

Muito se ouve falar da Chia, e muita gente consome a semente sem saber ao certo quais são seus benefícios.

Recentemente, a chia se tornou a queridinha das dietas por ajudar a emagrecer, mas diversas pesquisas científicas comprovam que consumir as sementes proporciona múltiplas vantagens para o organismo e até previne problemas de saúde. 

Eu consumo ela diariamente em quase todas as minhas refeições, recomendado pela minha nutricionista e nutróloga. E decidi vim contar para vocês o quão é bom acrescentar essa sementinha na nossa vida!

chia

O que é a Chia? 

A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.

Ela foi descoberta a muitos anos, e já era utilizada pelos inúmeros benefícios que oferecem a nossa saúde.

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) acontece devido à alta concentração de fibras, torna a chia propícia para quem quer emagrecer, já que pode intensificar a sensação de saciedade.

chia-1

O que tem na chia que a torna tão eficaz? 

Os seus principais componentes são:

Proteínas – É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem ou a mulher precisam.

Ômega 3 – A semente da chia é uma das mais ricas fontes de Omega 3, tanto animal quanto vegetal. Possui um teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.

Cálcio – A concentração de cálcio na Chia, é cinco vezes maior do que a quantidade do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.

Magnésio – Possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.

Manganês – E fósforo: três vezes mais do que no espinafre.

Fibras – Sua alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.

Antioxidantes – A presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

chia-1

Análise nutricional (100g):

Uma porção de duas colheres (cerca de 28 g) contém cerca de 79 calorias, 7 g de fibra, 3,8 g de proteína e 126 mg de cálcio – 13% do valor diário recomendado. Também possui boas quantidades de ômega 3, proteínas e antioxidantes.

captura-de-tela-2016-10-19-as-21-28-05 captura-de-tela-2016-10-19-as-21-28-09

chia-1

Benefícios da semente de chia

1. Controlar a diabetes

Devido ao alto indicie de fibras em sua composição, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia no organismo, controlando a quantidade de açúcar no sangue, o que é excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, ela reduz o índice glicêmico dos alimentos, devido as fibras, fazendo com que a fome não apareça repentinamente.

2. Melhorar a saúde intestinal

Graças ao grande conteúdo de fibras, as sementes de chia aumentam a movimentação intestinal, evitando a prisão de ventre, mas para que tenham este efeito deve-se consumir as sementes devidamente hidratadas, caso contrário as sementes podem prejudicar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo. Fiquem ligados e bebam muita água ao consumi-las!

3. Ajudar a diminuir o peso

As sementes também conseguem absorver uma enorme quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer.

Uma boa forma de consumo é fazer um processo que se chama overnight, que consiste basicamente em deixar num pote de vidro os seguintes ingredientes: iogurte natural + 1 colher de sopa de chia + 1 colher de aveia + 1 colher de chá de mel. Essa mistura deve ser mantida toda noite dentro da geladeira e pode ser consumida no café da manhã. É maravilhoso!

4. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

A chia tem uma enorme quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. Só coisas boas né?

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, que já 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

5. Evitar o envelhecimento precoce

As sementes de chia tem um alto teor de antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

Os antioxidantes são substancias que ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas célula, ou seja, evita danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson.

6. Regular o colesterol

A chia possui uma enorme quantidade de fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água, e por isso, ela quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação, sendo eliminada naturalmente pelas fezes. Demais, né?

7. Fortalecer os ossos

A semente também é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, o que é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose, ou após uma fratura, ou de um tempo prolongado acamado.

DICA: Atualmente segui um guia de dieta low carb para secar comendo bem e de forma saúdavel! CLIQUE AQUI!


Como consumir a Chia?

A semente Chia pode ser consumida de inúmeras maneiras.

Por ela ter o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água, ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.

Uma das melhores coisas da chia é ela não ter um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em qualquer coisa que você queira comer ou beber.

Ela irá aumentar os nutrientes do alimento que você esta ingerindo, sem mudar o sabor! Isso é ótimo para aquelas pessoas que não conseguem comer nenhum tipo de semente.

chia-2

Mas, vale ressaltar que é preciso o cuidado de se tomar bastante água durante o consumo da chia. Isso pode produzir uma prisão de ventre.

A semente de chia deve ser consumida crua pois é seu óleo, rico em minerais, aminoácidos essenciais e ácidos graxos, que tem o potencial de nos ajudar na prevenção de doenças como diabetes e câncer.

chia-1
top-10-duvids-sobre-a-chia-1

1 – Quais são os principais benefícios para consumir a chia?

  • As sementes de chia são muito nutritivas, é um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos.
  • Proporcionam muita energia, já que as sementes de chia são calóricas.
  • Causa saciedade, as fibras presentes na chia “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome.
  • Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia.
  • Reduzem a ansiedade, já que elas absorvem a água e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de carboidratos e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea.
  • Ajuda a emagrecer!

2 – Há alguma contra-indicação?

  • Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias.

3 – Como a semente de chia ajuda a emagrecer?

  • Por  causar saciedade, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.
  • Ajuda a combater inflamação, já que a gordura acumulada é causada por um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
  • O ômega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  • Desintoxica o organismo, já que a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

4 – Qual é a quantidade diária recomendada para o consumo da chia?

  • Não existe uma regra, mas a maioria dos nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.

Espero que gostem das dicas!

Beijos,

Nina 🙂

Publicações relacionadas

Sem comentários

  • Reply Rafael Vinicius 25 de julho de 2020 at 21:43

    Muito as boas as dicas. Pelo jeito a chia é um aliada e tanto do emagrecimento.

  • Deixe um comentário