Vocês já ouviram falar do estilo Escandinavo? Bom, tudo começou com um artista chamado Carl Larsson. Um sueco que ficou muito conhecido pelas suas pinturas que retratavam sua vida com a esposa Karin.
Eles viviam na cidade de Sundborn e foi a sua residência que virou referência do estilo escandinavo, já que Karin aplicava suas habilidades no design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno.
Já as pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos ambientes mais famosos do mundo.
O que é estilo escandinavo?
O design escandinavo ou nórdico nada mais é do que um ambiente com uma decoração simples, básica e bem aconchegante. Geralmente o estilo utiliza uma paleta de cores super neutras com maior predominância no branco e mesclada com tons mais vibrantes nos adornos.
As três bases de cores do estilo escandinavo são: branca, cinza e bege. E além do toque de cores vibrantes, a madeira auxiliam no conforto do ambiente. Ela pode se destacas em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos.


Como criar um ambiente com esse estilo?
Separei algumas dicas para que vocês possam se inspirar para fazer o seu ambiente no estilo escandinavo sem gastar quase nada:
- A essência do design escandinavo é beleza, unidade e simplicidade. O uso de materiais simples ajuda na elegância de um espaço escandinavo.
- Os estofados e tecidos das cadeiras, sofás e almofadas geralmente são neutros e naturais. E os mais usados são: Linhos, algodão e lã! Eles adicionam uma textura ao ambiente, mas as cores não fogem muito do padrão branco, bege, cinza, marrom, e preto.
- Prefira os espaços livres do excesso de adornos, como livros demais, caixinhas demais, enfeites demais… Less is more!
- O design escandinavo faz muitas referências a paisagens naturais, com isso as plantas nos ambientes são super bem vindas. E não necessariamente precisam ser naturais, você pode optar por plantas permanentes, somente para compor o ambiente.
- Luminárias e abajur, sejam eles de quaisquer modelo: teto, parede, chão, em cima de uma mesa… No design escandinavo, tendem a ser minimalistas, bem simples e com uma pegada mais moderna.
- Iluminação natural é peça chave e portanto de prioridade para as janelas. As vezes, elas viram o ponto focal do ambiente. Escolha uma cortina clara, em que a luz solar possa entrar!
- O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas caso prefira algum tipo de piso que seja mais fácil de ser limpado, hoje em dia existem vários outros que imitam a madeira e ficam extremamente lindos!
- O preto e branco é uma combinação clássica para qualquer estilo, e para o escandinavo não é exceção. Apenas certifique-se de adicionar um pouco de aconchego a esta combinação.
- O estilo escandinavo pode ter uma variação de outros estilos, o que deixa o ambiente hi-lo. Coisas modernas, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos. Ou um sofá mais caro, conjugado com uma mesa de centro bem antiga, são apostas que acabam se tornando surpreendentes.
- Linhas, linhas e mais linhas. Retas e simples, tais como prateleiras e móveis sem muitas curvas, ajudam a definir e a aprimorar o decor escandinavo!
- Cores vibrantes em pontos estratégicos (móveis, acessórios de decoração, quadros, etc) podem melhorar qualquer ambiente escandinavo.
Decoração o apartamento inteiro com estilo escandinavo!
Encontrei um apartamento que resume todas as dicas que eu dei acima. Ambientes limpos, claros, aconchegantes, com pontos de cores… Olha só!
E ai gente, o que acharam desse estilo? Lindo, né?!
Beijos, Nina
Sem comentários