Beleza

Como tirar cicatriz de acne do rosto? O que realmente funciona! 2019

5 de julho de 2019

Quando eu percebi que existiam marcas de cicatrizes de acne no meu rosto, eu logo fui correndo atrás de tratamentos para eliminá-lás de vez. Mas, infelizmente, não é tão simples assim.

Na maioria das vezes é necessário fazer procedimentos estéticos em cima das cicatrizes, tais como Laser Co2, Dermaroller, Ácidos, Preenchimentos… Entre outros tratamentos que são mais caros.

Eu já testei alguns desses tratamentos e usei inúmeros produtos voltados para o tratamento de cicatriz de acne e hoje vim compartilhar com vocês, as melhores opções para você conseguir ter uma pele mais bonita e com menos cicatrizes possível.

Quais são as causas da cicatriz de acne?

Existem fatores que aumentem a probabilidade de uma pessoa desenvolver cicatrizes de acne, porém não é possível prever se você irá desenvolve-la ou não. 

O que esta ao nosso alcance, é fazer um tratamento eficaz contra a acne. Que assim, você não corre o risco de comprometer sua derme.

Algumas das causas da cicatriz de acne são:

  • Acne inflamatória, são aquelas inchadas, vermelhas e se apertamos, elas doem. Este tipo de acne tende a ser mais profunda causando necrose dos tecidos e gerando cicatrizes.
  • Caso você demore ou não trate a acne inflamatória. Quanto maior o tempo da acne inflamatória na sua pele, maior são as chances de você ter uma cicatriz.
  • Espremer e tutucar a acne. (Fiz isso com todas kkk ). Este ato aumenta a inflamação, o que aumenta o risco de formação de cicatrizes.
  • Os fatores genéticos, também influenciam muito. Quando há um familiar que desenvolveu cicatrizes de acne aumentam as chances.

 Como se formam as cicatrizes de acne?

A cicatriz pode surgir de repente ou por algum tipo de estímulo na pele, como por exemplo o ato de cutucar ou espremer cravos e espinhas, que normalmente piora a inflamação.

Quando uma lesão inflamatória (acne, no caso) dura muito tempo na pele, causam as cicatrizes. Já que atinge a derme e destrói a estrutura da pele no local.

O corpo entende que precisa reparar aquela área e começa produzir colágeno, que é a substância que dá a sustentação da pele.

Se o corpo produz pouco ou muito colágeno, você vai ver uma cicatriz. O tipo de cicatriz depende da quantidade de colágeno seu corpo produz.

 Se o organismo produz muito pouco colágeno, a cicatrização resulta em depressões, o tipo mais comum.

 Mas as vezes, durante a recuperação da pele, o organismo acaba produzindo mais colágeno do que deveria.Quando isso acontece, a pessoa desenvolve uma cicatriz acne elevada.


 Quais são os tipos de cicatrizes de acne?

Existem dois tipos de cicatrizes de acne:

Atróficas: O  tipo comum que costuma dar no rosto,podem causar depressões na pele. Para fins didáticos pode-se sub classificá-las em:

  • Cicatrizes “Rolling” são inclinadas. Elas podem dar uma aparência ondulada à pele, é o tipo de cicatriz padrão.
  • Cicatrizes “Boxcar” são largas, com extremidades bem definidas. 
  • Cicatrizes “Icepick” são pequenas, estreitas e profundas, confundimos muito com poros dilatados.

 

Hipertróficas: Gera um excesso de tecido cicatricial, que resulta em elevação com deformação da pele. Elas são bem visíveis e mudam o relevo, comprometendo a textura da pele. 
São mais comuns nas costas e no peito mas também podem ocorrer na face.


É possível eliminar todas as cicatrizes do rosto?

É muito relativo, na maioria dos casos você consegue ter uma melhora de 80% da pele. Mas nunca vi casos que consigam eliminar 100% da cicatriz.


Como tratar cicatriz de acne?

 ATRÓFICAS

DO TIPO SUPERFICIAIS

As cicatrizes de acne atróficas mais superficiais, costumam responder bem a tratamentos que renovam a pele, tais como:

  • PEELINGS (MECANICOS OU MANUAIS)

Uma vez que as cicatrizes da acne são mais profundas, originadas na derme, a segunda camada da pele. Os efeitos dessa categoria do peeling também deve ser mais profundo.

O peeling mais usado é o com ácido tricloroacético 30% ou com fenol (fórmula de Baker). Esse tipo de peeling, retira toda a epiderme – a camada externa da pele – e agem profundamente na derme, amenizando bastante a cicatriz de acne.

Dependendo da substância utilizada, ele terá efeito de maior ou menor profundidade – superficial, médio ou profundo.

É microagulhamento é um rolinho cheio de agulhas que, após a aplicação da anestesia local, o rolinho é passado várias vezes pela pele.

Dói sim, mas é suportável. Ah, e não se assuste com o sangue sobre sua pele, a agulha peneta na epiderme profundamente.

Já fiz um POST contando como foi fazer o Microagulhamento! AQUI.

Esse método estimula a produção de colágeno e a regeneração da pele, para preencher as áreas de cicatriz e também deixar a superfície da pele mais uniforme. 

  • PREENCHIMENTO COM ÁCIDO

Um dos tratamentos mais tranquilo de se fazer para eliminar a cicatriz de acne, é o preenchimento com ácido.

Antes de começar a aplicação do mesmo, costumam passar um anestésico local, para deixar o procedimento mais confortável para o paciente. A aplicação é feita abaixo da superfície da pele, e assim dá volume às áreas aprofundadas pela cicatriz.

Imediatamente após a aplicação, a região pode ficar inchada, vermelha ou arroxeada, criando o que os médicos chamam de edema. Mas isso costuma melhorar com 10 dias. 

Esse é o tipo de tratamento que não trata o real problema, apenas disfarça temporariamente. 
Como o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo, é preciso refazer o procedimento novamente a cada 18 ou 24 meses para manter o resultado, depende do seu corpo.

DO TIPO PROFUNDAS

Já as cicatrizes atróficas de profundidade média, podem melhorar com outras técnicas um pouco mais abrasivas, como por exemplo:

  • RADIOFREQUENCIA

A radiofrequência fracionada promove pequenos furos na camada mais superficial da pele, que se abre como um leque na camada mais profunda.

Através dos furos feitos, a radiofrequência penetra na pele para distribuir calor. Quanto mais quantidade de energia (calor) nas camadas mais profundas, o colágeno irá ser estimulado. E com isso a textura da pele ficara lisa. 

  • LASER CO2 FRACIONADO

O laser Co2 atua nos sinais do envelhecimento e na melhora das cicatrizes da acne.

Ele queima sua pele, desenhando mini pontinhos com sua ponteira e durante o tratamento você sente um cheiro forte de pele queimada e uma queimação, que é extremamente suportável.

O laser estimula o colágeno de forma intensa.

O pós tratamento que costuma ser pior, por deixar a pele ardendo muito, o uso da água thermal e ventilador, é imprescindível.

  • PEELING CROSS 

O Peeling Cross  (Chemical Reconstruction of Skin Scars) é realizado através da aplicação do ácido somente nas cicatrizes de acne.

Este procedimento é rápido, onde o paciente sente apenas uma leve ardência, sendo bem suportável, durando apenas uma média de dois minutos.

Nos locais onde foram realizadas as aplicações, ocorre a criação de uma micro crosta que cai em média após sete dias depois da aplicação.

É um excelente tratamento para acnes, com neoformação de cicatriz com remodelação de colágeno!

 HIPERTRÓFICAS

Já as cicatrizes hipertróficas costumam ser cicatrizes pouco ou muito elevadas a partir do nível da pele normal. 

Quando as cicatrizes são muito elevadas, geralmente o melhor método é cirúrgico e após obter a recuperação da pele, começa assim os tratamentos estéticos para melhorar a aparência da pele, após cirurgia.

Esse tipo de cicatriz não é muito comum ser causada por acne. E por ser bem mais complicada de se tratar, o acompanhamento de dermatologista é primordial.


Cremes que ajudam a eliminar cicatriz de acne.

Uma dúvida muito constante era se cremes tratavam as cicatrizes de acne e qual é o melhor creme para tirar cicatriz. Bom, alguns cremes ajudam a deixar a pele mais firme, outros ajudam no colágeno e já outros possuem ácido em sua fórmula e ajuda a melhorar a textura da pele…

O mercado esta cheio de opções mas posso garantir que a maioria não cumpre o que promete! E você vai acabar jogando o seu dinheiro fora ao comprar um produto baratinho que promete mundos e fundos.

Separei os 6 melhores cremes para tratar cicatriz de acne, em ordem de Mais potente > Menos potente, segue abaixo os cremes que podem dar excelentes resultados na sua pele:

Definitivamente, esses são os melhores cremes para tratar cicatriz de acne!

Todos são super desenvolvidos com estudos e consequentemente o preço é um pouco salgado… Vou deixar abaixo os links para vocês conferirem!


Como evitar cicatriz de acne?

E por fim, caso você tenha algumas cicatrizes e não se incomodam com elas, mas tem receio de acabar ganhando mais algumas, segue algumas dicas para cuidar da sua pele de forma que ajude a evita-las.

  • Remova toda a maquiagem com uma solução micelar ou demaquilante;
  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete específico para a pele acneica;
  • Usar um tônico adstringente para a limpeza profunda dos poros;
  • Usar um produto anti-acne recomendado pelo dermatologista, seja hidratante ou sérum ou pomada;
  • Aplicar diariamente filtro solar com toque seco e função anti-acne ou anti-oleosidade;
  • Visitar o seu dermatologista regularmente para controlar o problema.

Publicações relacionadas

1 comentário

  • Reply Carol 12 de julho de 2019 at 01:09

    Nossa, muito completo! Parabéns

  • Deixe um comentário