Cabelo Produtos

Como ler rótulo de produtos para o cabelo?

22 de junho de 2019

Falo com absoluta certeza de que muitos produtos no mercado de produtos capilares, não cumprem o que prometem em sua embalagem.

Alguns deles prometem reconstrução, quando não passam de apenas uma hidratação dos fios. Outros prometem hidratação, quando na verdade formam apenas um película de silicone nos fios, que dá uma sensação de maciez no mesmo.

Hoje vim dar algumas dicas de como conseguir ler os rótulos de produtos de cabelo!

Chega de cair em cilada e gastar seu dinheiro com produtos errados!

DICA 1

A ordem dos fatores altera completamente o produto.

Quando você olha um rótulo e lê os seus componentes, saiba que eles estão em ordem decrescente. Ou seja, o componente que tiver em maior quantidade no produto, estará em primeiro lugar, e assim adiante.

Se você compra um produto para reconstruir os fios, sabemos que ali é preciso uma proteína para fazer essa reconstrução.

O princípio ativo para essa finalidade deve estar no começo da lista de ingredientes, isso significa que ele é o componente que tem uma maior quantidade na fórmula.

Se tiver vários conservantes ao longo do rótulo e, por último, a proteína, saiba que aquele produto é pura enganação e não vai trazer o benefício para seus fios que você esta esperando.


DICA 2

Quanto mais fácil de ler, melhor.

Geralmente os nomes mais complicados de se ler são os elementos químicos e conservantes. Sabemos que todos os produto capilares possuem conservantes e eles não fazer mal algum aos fios.

O problema vem, caso os nomes complicados estejam em excesso. E os reais componentes que tratam os fios, ficam em segundo plano. Ou seja, esse produto só serve para limpar ou condicionar… Nada de tratar!

DICA DE APP!

Existe alguns aplicativos que ajudam a “decifrar’ componentes de qualquer rótulo, alguns desses aplicativos mostram o que significam os ingredientes e outros mostram o quão ruim são os ingredientes. São bem legais! Vou listar aqui para vocês:

  • Ingred
  • Desrolutando
  • Think Dirty – Shop Clean
  • Yuka


DICA 3

Alta tecnologia dos produtos realmente funcionam.

Vocês já ouvira algum produto dizer que tem “tal tecnologia” que promove “tal resultado”?

Na maioria das vezes, achamos que é balela, não é?! Só que na verdade, todos os produtos que tem fórmulas químicas desenvolvidas com tecnologia, possuem uma enorme chances de promover os resultados que as propagandas tanto falam.

Isso porque essa alta tecnologia que esta presente no desenvolvimento e estudos de determinados produtos capilares, pode chegar às moléculas dos princípios ativos,e ativá-las para uso de todo seu potencial para tratar os fios.

Prestem atenção nas famosas nanotecnologia ou o selo TECPRO, elas costumam dar bons resultados!


DICA 4

Os principais ativos, quem realmente trata os fios!

Componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, existem centenas de ativos que são os principais responsável por trazer aos seus fios aquilo que você deseja.

Assim, junto com alguns elementos químicos e conservantes, é extraído desses ingredientes todo o seu potencial de tratamento, recuperação, hidratação e nutrição capilar, para que a promessa da embalagem realmente faça algum sentido.

São os princípios ativos que fazem todo o trabalho!

Por isso, se a marca te promete “nutrição intensa dos fios”, tem que ter muuuuito óleo de coco na fórmula, pois ele é seu princípio ativo, entendeu?

E esse mesmo componente, deve obviamente estar no primeiro ou em um dos primeiros lugares dos ingredientes daquele produto, assim como falei nas dicas acima.

  • Reconstrução: Componentes presentes em produtos que promovem a reconstrução dos fios, geralmente são queratina, creatina, colágeno e proteínas hidrolisadas, cisteína e aminoácidos.
  • Nutrição: Componentes responsáveis pela nutrição/umectação. Geralmente são óleos vegetais tais como: óloe de coco, argan, macadâmia, abacate, amêndoas, oliva. E as manteigas de cupuaçu, karité, cacau, murumuru, ceramidas e tutano.
  • Hidratação: Componentes que promovem a hidratação dos fios, recuperação de água. Geralmente são vitaminas, silicones, extratos vegetais de plantas e frutas, pantenol, glicerina, mel e açúcares.

DICIONÁRIO CAPILAR

O que cada item da embalagem significa?

Para você ficar assíduo na fiscalização de produtos capilares, segue abaixo a maioria dos componentes encontrados nos principais produtos capilares.

Assim você vai conseguir identificar e acertar na escolha do produto.

Amodimeticone: Silicone que forma um filme em volta do fio e que promove brilho aos cabelos. Insolúvel quando sozinho em alguma fórmula, porém quando junto aos outros agentes, torna-se liberado para Low/No-poo.

Ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate: São agentes que limpam os fios, removendo excesso de oleosidade e impurezas como resíduos de silicones e poeira do ambiente que se depositam no cabelo.

Aqueous Extracts of Achilea Millefolium: Anti-oxidantes.

Ascorbic Acid: Vitamina C que além de anti-oxidante é responsável por manter a estabilidade de algumas proteínas como o colágeno.

Beta Carotene: Vitamina A, promove cor alaranjada nas fórmulas, sendo um pigmento natural encontrado em muitos vegetais. Perfeito para ruivas!

Biotin: Vitamina H, biotina responsável pelo bom funcionamento das células dos fios.

Cetrimonium Chloride: É um sal orgânico, que pode ser ou não, derivado do coco. E possui a função de gerar emoliência nos fios, neutraliza cargas negativas e é um agente condicionante.

Cetyl alcohol: Auxilia no controle da viscosidade do creme.

Chamomilla Recutita: Muito ultilizada pela riqueza de constituição química do seu óleo essencial. Fitoativos produzidos pela camomila realçam as luzes de cabelos claros em especial o Azuleno presente no óleo essencial. Perfeito para loiras!

Citric Acid: Estabilizador de pH.

Citrus Aurantifolia Fruit Extract (key lime): Extrato da fruta Lima. É um óleo essencial que auxilia na fragrância do produto e apresenta propriedades calmantes e refrescantes a fórmula do condicionador.

Citrus Grandis Fruit Extract (grapefruit): Conservante da fórmula e hidratante para os cabelos. Também auxilia na fragrância do produto final e apresenta propriedades antioxidantes.

Cocamide Mipa/ cocamidopropilbetaína: Tensoativos conhecidos por serem secundários, que também são responsáveis por promover limpeza e formação de espuma nos fios.

Creatine: Aminoácidos glicina e arginina constituintes da queratina do cabelo, que auxiliam no processo de recuperação dos fios danificados por processos químicos. Por ser uma partícula menor que a queratina, a creatina penetra mais facilmente no interior da fibra capilar. Os aminoácidos constituintes da creatina também previnem o envelhecimento dos cabelos, os cabelos longos muitas vezes apresentam pontas danificadas pelo seu tempo de vida.

Cyclopentasiloxane: Silicone solúvel, que forma um filme ao redor o fios.

Cyclopentasiloxane: Silicone insolúvel, que não é liberado para low/no-poo.

Dimethicone: Silicone insolúvel formador de filme insolúvel, que não é liberado para low/no-poo.

Dymetypolysiloxane: Silicone solúvel.

Glycerin: Glicerina, umectante e hidratante.

Glycol distearate: Agente que auxilia na hidratação impedindo a perda de água (emoliente), também auxilia a obtenção da viscosidade final do produto. 

Glutamic acid: Ácido glutânico, é um aminoácido constituinte da queratina do próprio cabelo.

Gossypium herbaceum (Cotton) seed oil: Óleo de semente de algodão, agente emoliente, que promove hidratação e umectação dos fios de cabelo. Contém grande quantidade de Ômega 6 e 3.

Guar hydroxypropyltrimonium chloride: Hidratação, proteção e desembaraço dos fios, responsáveis por reter água dentro da fibra capilar.

Histidina: É um aminoácido que compõe a queratina dos cabelos

Hydrolyzed Collagen: Apresenta 20 tipos de aminoácidos em sua composição axiliando na reposição para a formação de queratina nos fios. 

Hydrolyzed Keratin: Apresenta propriedades reconstrutoras da fibra capilar. Repõe os aminoácidos perdidos devido à desgastes diários da fibra capilar ou cabelos sensibilizados por tinturas e processos químicos.

Hydrolyzed silk: Proteínas da seda hidrolisadas, são agentes que promovem efeito anti-estático (anti-frizz) e umectante.

Hydrolyzed Wheat Protein: São responsáveis por promover a recuperação de cabelos danificados. Age formando um filme sobre os fios impedindo a perda de água e diminui a porosidade das escamas dos fios de cabelo. 

Honey extract: Extrato de mel, agente hidratante e umectante, forma um filme sobre os fios de cabelo assim como nos silicones com a vantagem de não ter efeito cumulativo. Promove hidratação, aumenta a resistência e maleabilidade dos fios. 

Humulus Lupulus:  Funciona como antioxidante e antibacteriana.

Limonene: Fragância cítrica.

Linalool: Fragância amadeirada.

Lysine HCL: Lisina, aminoácido constituinte da queratina, promove alisamento das escamas dos fios.

Magnesium Citrate: Responsável por auxiliar na manutenção do bom funcionamento das células.

Manguifera indica seed butter: Rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, o que a torna eficaz na nutrição, reparação e recuperação da maciez das fibras capilares.

Melissa Offcinalis : Erva cidreira antioxidante.

Methylchoroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Metylparaben: Conservantes da formulação.

Olea Europaea (Olive) Fruit Oil: Vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, propriedades humectantes e hidratantes, promove a diminuição do frizz. Agente condicionante.

Panthenol: Pró-vitamina B5, reconstrutor da fibra capilar e responsável por reestabelecer a integridade hídrica dos fios.

PEG-40 Hydrogenated castor oil: Auxiliar de fragrância e auxilia na solubilização dos ingredientes ativos.

Polyquaternium-10: Agente formador de filme, anti-frizz, auxilia na modelagem de penteados.

Propylene glycol: Umectante, agente condicionante e auxilia a obtenção da viscosidade (consistência) do produto final.

Propylparaben: Agente conservante.

Rosmarinus Offcinalis (Rosemary): Reestabelece o crescimento saudável dos cabelos prevenindo a queda.

Silk Protein Complex: Proteína da seda,  aminoácidos, que reparam a elasticidade do cabelo, auxilia na reparação dos fios danificados e sela;

Sodium chloride: Agente que auxilia na viscosidade final do produto.

Sodium Laureth sulfate: Limpeza e espuma.

Stearyl alcohol: Controla a viscosidade do produto.

Sunfloer Oil: Tem efeito emoliente e protege  cor.

Sweet almond oil: Possibilita a penetração de ativos para a pele, facilitando a absorção, rico em vitaminas e ácido oléico. Atua como hidratante (emoliente), suavizante e nutritivo, proporcionando maciez à pele.

Tocopherol/ Tocopheryl Acetato: Vitamina E, vitamina oleosa que auxilia na recuperação dos fios, pois promove a umectação deixando os fios com aspecto saudável e hidratado.

Trideceth-12: Agente solubilizante.

Tyrosinato HCL: Aminoácido da queratina responsável que promove retenção de água dentro dos fios.

Wheat Amino Acids: A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo promove a saúde dos fios.

Zinc Chloride: Auxilia na manutenção e o bom funcionamento e regeneração das células.

Bom, depois dessa lista toda, listei os principais componentes que vocês precisam saber na hora de comprar o seu produto:

Espero que tenham gostado desse post!

Beijos, Nina.

Publicações relacionadas

1 comentário

  • Reply Carol 24 de junho de 2019 at 16:21

    Gente, que post bom! Parabéns!

  • Deixe um comentário