Beleza Cabelo

Qual máscara ideal para o seu cabelo? Como escolher? 2019

3 de julho de 2014

Geralmente as pessoas procuram uma máscara para os cabelos baseando-se na que é considerada a “melhor” máscara do mercado. Mas, nem sempre ela nos mostra resultados iguais aos que esperamos.

Partindo do principio de que cada cabelo tem sua natureza e suas necessidades, ou seja, um cabelo ressecado não necessita da mesma mascara que o cabelo saudável irá usar. Entendeu?

RESUMO DO QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR NESSE POST:

  • Como descobrir qual tratamento meu cabelo precisa?

  • Qual máscara escolher para meu cabelo?

  • Qual a diferença entre as máscaras?

  • Máscara barata funciona?

  • Melhores máscaras hidratantes?

  • Melhores máscaras reconstrutoras?

  • Melhores máscaras nutritivas?

Praticamente todos os especialistas dizem que só um profissional pode avaliar seu cabelo e sugerir um tratamento específico. 

O que eu sugiro você fazer, é marcar uma hora em um salão somente para conversar com um profissional, de preferência que seja especialista em tratamentos. 

O que você deve levar em conta é saber sobre todos os processos químicos que foram utilizado anteriormente, como por exemplo: Colorações, relaxamentos, descolorações, progressivas. Já que para cada situação do fio, existe um tratamento a ser indicado. 

Normalmente, a regra básica é: Quando o cabelo é natural e está em bom estado, precisa somente da hidratação uma vez na semana ou a cada quinze dias.  

Já se os fios passaram por colorações suaves, como retoque de raiz ou tintura em todo o comprimento, precisam de uma máscara para prolongar a durabilidade da cor e prevenir o desbotamento da mesma, utilizando a máscara a cada quinze dias. 

Por fim, quando o processo foi uma química com mechas, descoloração ou alisamento ele precisa de reconstrução uma vez por semana.


Qual máscara usar em cada tipo de cabelo?

EM CABELOS FINOS E LISOS: Para os cabelos finos e lisos que não possuem química, apenas é necessário uma hidratação 1 vez ao mês. Já os fios que passaram por alguma tintura ou descoloração, o tratamento de reconstrução é necessário de 15 em 15 dias.

CABELOS FINOS E CACHEADOS: Os cabelos cacheados costumam ter a raiz mais oleosa e comprimento seco devido ao seu formato em espiral, o ideal é intercalar as máscaras de nutrição e hidratação adequadas a esse tipo de fio com o condicionador. E shampoos para controlar a oleosidade da raiz, sempre!

CABELO DE ESPESSURA MÉDIA: Como esse tipo de fio é interessante usar de 15 em 15 dias a máscara de tratamento que o seu fio precise e sempre usar o condicionador. Para que assim, o fio não fique pesado demais!

CABELOS GROSSOS: Troque o condicionador pela máscara de tratamento sem problemas, principalmente nos fios que costumam ser mais indisciplinados, já que o produto mantém a fibra e cutícula do cabelo alinhada.

 


Mas qual a diferenças entre as máscaras?

Eu mesma já passei várias vezes por isso… Mas porque uma máscara que todos falam muito bem, não fez diferença em nosso cabelo?
É muito simples, os nutrientes que a máscara tem, não são os nutrientes que o seu cabelo está precisando no momento! Vou mostrar para vocês como diferenciar máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras.

Leia também: Como criar um Cronograma Capilar.

Após avaliar os seus fios com um especialista, você deverá incluir em sua rotina um cronograma capilar que nada mais é do que, ao longo das semanas, você alternar os produtos de tratamento.
Assim o fio conseguir receber todos os nutrientes e vitaminas que esta precisando!

Máscaras hidratantes

As famosas máscaras de hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente com a química, poluição, radiação solar e o uso do secador e da chapinha. Sem essa fase de tratamento, os cabelos perdem a vida total, ficam secos e opacos.

As máscaras hidratantes servem principalmente para repor os aminoácidos e as proteínas perdidas no dia a dia.

  • TIPO DE CABELO: Cabelo ressecado, rebelde, com queda, áspero, sem brilho, com frizz, aspecto duro!
  • A MÁSCARA AGE COMO? Dá brilho, maciez, sedosidade para cabelos opacos e sem vida, diminuem o volume e diminuem os frizz! É um tipo de máscara que não tem erro, vai bem com quase todo tipo de cabelo.
  • QUANDO USAR? Deve-se usar sempre!
  • ATIVOS: Silicone, Colágeno, Lanolina, Óleos, Ceramidas, Vitamina E, Pantenol.

L’Anza Healing Moisture Moi Moi 

Essa máscara da uma hidrataçao que ajuda muito mais do que repor a água dos fios. A máscara da marca L’Anza da certo para todos os tipos de cabelo, ajuda a recupera a maciez e principalmente a elasticidade dos fios. Deixa o cabelo super encosrpado, sabe Além disso, também ajuda na manutenção da cor, garantindo maior brilho e intensidade!

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Redken All Soft Mega

Essa é super conhecida também por dar resultados rápido aos fios. A máscara é ideal para cabelos secos, opacos e ásperos. A sua fórmula trata e também age como um condicionador intenso, que sela as cuticulas e assim os nutrientes permanecem por mais tempo nos fios e os resultados durarem mais!

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Inoar Mask

Uma das minhas favoritas, definitivamente é melhor custo benfício! A Mask da Inoar promove uma mega hidratação para fios e o resultado é cabeos sedosos, brilhantes e muuuuito maleáveis.

Se esta precisando de deixar seu cabelo com um brilho bonito e com um toque de maciez, invista nela!

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Joico Moisture Recovery Treatment Balm

Essa é a minha favorita de hidrataçao da vida! O preço nao é nada barato, mas os resultados sao tao incriveis que vale o gasto!Essa máscara de tratamento é destinada a cabelos grossos, secos e rebeldes.

Leia também: Resenha completa sobre a máscara Joico Moisture.

O meu cabelo é extremamente fino e deu MUITO certo com ela!
Muito potente, deixa o fio muito macio e muito  hidratado!

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


 Máscaras Nutritivas

Aquelas que são a base de óleos, ou seja, na composição do produto você encontra os nomes dos óleos (argan, macadâmia, coco, ojon, karité, oliva, etc).

Mesmo que venha escrito na embalagem que ela vai reconstruir seu cabelo, se for a base de óleos, não vai! Isso é nutrição!

  • TIPO DE CABELO: Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os cabelos estão muito volumoso, com muito frizz e sem brilho.
  • COMO A MÁSCARA AGE: A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
  • QUANDO USAR? Deve-se usar sempre! Reveze com a Máscara de Hidratação.
  • ATIVOS : Produtos a base de manteiga de cacau, óleo de coco, óleo de rícino, manteiga de cupuaçu, manteiga de karité, tutano, óleo de argan,  óleo de abacate… entre outros.

Wella Professionals Invigo Nutri-Enrich

Essa máscara da Wella é ideal para cabelos secos, ressecados ou com química. Hidrata e nutre profundamente para restaurar a saúde dos fios e ainda garantir um toque sedoso e muito brilho.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Kérastase Nutritive Magistral 

Uma das mais famosas e mais caras. A máscara de nutrição intensa da Kerastase, é ideal para cabelos severamente ressecados.

Leia também: Veja mais dicas de produtos da Kerastase!

Kérastase Nutritive Masque Magistral nutre de maneira profunda fio a fio. Assim, proporciona um tratamento que consegue restaurar a saúde da fibra capilar desde seu interior.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Yenzah SPA dos Cabelos Abacate

Essa máscara é perfeita para fazer nutricoes power em casa com toucas térmicas, sabem? Seu alto poder de nutrição, graças ao abacate, reduz o estresse capilar enquanto combate os danos mais intensos. Hidrata profundamente os fios e deixa o cabelo sedoso e com brilho realçado.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Alfaparf Nutri Seduction Ultra Moisture

Ela promete revitalizar intensamente os fios, nutrindo e devolvendo a hidratação capilar e as proteínas perdidas pela ação de agentes naturais.
Vitamina F ativa as ligações de Lipídios entre a cutícula e o córtex enquanto reforça a fibra capilar.
Extrato de Lã de Cashmere proporciona hidratação e maciez aos fios.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Inoar Argan Oil System

Máscara de tratamento indicada para cabelos danificados, ressecados e tratados quimicamente. Argan Oil Máscara de Tratamento possui o poderoso Óleo de Argan com propriedades antioxidantes e restauradoras.

Leia também: Os melhores produtos da marca Inoar.

A Argan Oil Máscara de Tratamento repara profundamente a fibra capilar e promove reposição das proteínas com hidratação intensa.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


 Máscaras Reconstrutoras

Reconstrutoras são aquelas que repõe a massa do seu cabelo perdida por processos químicos, tais como progressiva, descoloração, entre outros.

Mas a reconstrução é mais indicada para cabelos altamente fragilizados. A queratina, um dos componentes principais dos cremes de reconstrução, é fundamental para o cabelo.

Para comprarmos a máscara de reconstrução certa, devemos observar sempre a composição no rótulo.

Por exemplo: Se você quer uma a base de queratina (keratin, hydrolyzed keratin) sempre olhe se é o primeiro componente dela, pois o efeito será mais potente do que as máscaras que tem (keratin, hydrolyzed keratin) escrito no meio dos outros componentes do rotulo.

Mas não são só os cremes com queratina que são reconstrutores, a queratina é apenas um dos vários aminoácidos que a estrutura do fio é composta.

  • TIPO DE CABELO: Passou por processos químicos, esta sem brilho, sem elasticidade e com quebra, pontas duplas, aspecto de palha.
  • COMO A MÁSCARA AGE: Reconstrói e salva os fios após processos químicos repondo queratina e massa perdida. Da força e resistência pra cabelos fracos e quebradiços, danificados. Passou por processos químicos, descolorações, alisamento? Você precisa ter ao menos uma máscara reconstrutora!
  • QUANDO USAR? Não usa-la sempre! Recomenda-se a cada 15 dias. Se o cabelo estiver muito ressecado, usar 1x por semana!
  • ATIVOS: Queratina, Creatina, Cistina, Aminoácidos, Colágeno, e Silicone.

Kérastase Résistance 

Máscara de reconstrução para cabelos danificados médios a grossos. Kérastase Résistance Force Architecte reconstrói os fios do interior até a superfície. Através de alta tecnologia e alta concentração de ativos, ela devolve a matéria capilar às fibras e restaura a força e a resistência.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Schwarzkopf Repair Rescue Treatment

Máscara para cabelos danificados, de normais a finos. Schwarzkopf Professional BC Peptide Repair Rescue Treatment reconstrói a fibra capilar de dentro para fora enquanto equilibra a hidratação. Fortalece, confere elasticidade e facilita o pentear.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


L’Oréal Professionnel Absolut Repair Cortex Lipidium

A máscara de reconstrução Absolut Repair Cortex Lipidium possui fórmula concentrada que proporciona um tratamento instantâneo. Ela restaura, nutre e reconstrói as fibras capilares desvitalizadas desde seu interior. Repara profundamente, a nível celular, os cabelos danificados ou quimicamente tratados.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Joico K-PAK Deep Penetrating Reconstructor

Age de dentro para fora na fibra capilar no resgate da elasticidade do córtex e restaura os danos causados por processos químicos ou pelas agressões diárias, como uso de secador e chapinha, exposição ao sol e à poluição, entre outros, responsáveis pela quebra e opacidade dos fios.

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Sebastian Professional Penetraitt Masque

Tratamento semanal para cabelos danificados. Hidrata profundamente enquanto reconstrói os fios.
Masque Penetraitt da Sebastian fortalece a fibra capilar adicionando mais resistência, elasticidade e maciezaos cabelos que ficam muito suaves ao toque!

EU COMPREI A MINHA AQUI – LINK!


Vale a pena investir em produtos caros?

Uma das maiores dúvidas é sobre o custo benefício do produto. Existem inúmeras máscaras no mercado, das mais baratas até as mais caras.

Mas como saber se as baratinhas realmente vão trazer benefícios reais aos fios ou se somente as máscaras caras cumprem o que promete?

A explicação pelo preço salgado de alguns produtos, é resultante da sua alta tecnologia, que fazem com que os seus ativos sejam absorvidos pela fibra capilar de forma mais rápida e eficaz. Fazendo com que o cabelo já sinta os benefícios do tratamento, já no primeiro uso e consequentemente, você irá usar pouco produto.

Mas então as máscaras baratas que não possuem essa tecnologia, não irá tratar os fios? Não! O que vai acontecer é que você precisará utilizar uma quantidade maior de produto e um número de vezes maior, para que tenha o resultado maior.

E vale lembrar também que, algumas máscaras são pura enganação. Elas possuem silicone na formula, para que seus fios fiquem macios e sedosos, mas trata-los que é bom… NADA! Então minha dica é: Leia sempre os rótulos de forma correta! Assim você vai saber tudo que tem em sua composição e nao cairá em armadilhas.

Leia também: Como aprender a ler rótulos de produtos!

Espero que gostem das dicas!

Beijos, nina

Publicações relacionadas

3 Comentários

  • Reply Meiri 3 de julho de 2014 at 18:33

    Adorei!!!!

  • Reply Marta 5 de julho de 2014 at 16:24

    Adorei Marina!!

  • Reply Beatriz 7 de julho de 2014 at 12:11

    Gostei muito Marina!

  • Deixe um comentário