Beleza Cabelo Produtos

Como engrossar o cabelo fino? O que realmente funciona? [2020]

11 de abril de 2020

Quem tem o cabelo fino e ralo, sabe a dificuldade que é dar volume e conseguir ter as pontas cheias, né? Claro que tem alguns produtinhos para dar aquele up no volume, tipos aqueles pózinhos de jogar na raiz, mas não é saudável para o couro cabeludo usa-lo com tanta frequência. Afinal, esses truques caseiros para engrossar os fios e linhas de tratamento específica, realmente funciona? Hoje vou compartilhar tudo com vocês!

CABELO FINO vs CABELO RALO

Na maioria das vezes associamos o cabelo fino com o cabelo ralo, e por isso, você pode buscar por um tratamento que não condiz com o estado real dos seus fios e assim você não consegue ter o resultado esperado.

Cabelos ralos, indicam a quantidade de fios existentes no couro cabeludo. Já os cabelos finos tem como característica a estrutura mais fina da haste.

A estrutura do fio de cabelo pode ser geneticamente fina ou conforme o tempo e a utilização de produtos, procedimentos químicos, uso de secadores e chapinhas, que também fazem com que a estrutura dos fios se perca, fazendo-os ficar cada vez mais finos.

No caso da genética, infelizmente não há muito o que fazer, já que cada pessoa tem um código genético específico, que influencia na espessura e formato dos fios. Além disso, normalmente nascemos com os fios de uma determinada espessura e, com a idade e queda de produção hormonal eles vão afinando naturalmente.

Se você perceber que a raiz do seu fio é espessa, mas ao longo do comprimento vai perdendo matéria e se afinando, isso ocorre devido ao enfraquecimento do fio, provavelmente ele perdeu nutrientes e queratina, e precisa de cuidados ainda mais especiais.

Nesses casos, existem sim alguns tratamentos que ajudam no fortalecimento dos fios. Com os cabelos fortalecidos, fortes e resistentes, o nosso cabelo acaba ficando naturalmente mais grosso, assim voltando à espessura original, que tanto amamos!


COMO ENGROSSAR O CABELO FINO?

O que mais tem na internet é ideias mirabolantes para engrossas o cabelo, mas nem sempre funciona viu? Por isso reuni as melhores taticas para você conseguir ter o seu cabelo dos sonhos, bem resistente!

Separei as 6 dicas que REALMENTE FUCUNCIONAM, para fazer o seu cabelo ficar cada vez mais encorpado, forte, nutrido e hidratado!

1- CRONOGRAMA CAPILAR

Para termos um cabelo saudável, precisamos repor toda massa e nutrientes que são perdidos diariamente. E a melhor forma é seguindo um cronograma capilar!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos principais: a hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

DICA DE POST: Como fazer o seu cronograma capilar?


2- AMINOÁCIDOS

O fio do nosso cabelo é formado por 85% de queratina (proteína bastante conhecida por nós mulheres, não é mesmo?). E essa queratina é composta por outros 19 tipos de aminoácidos.

Diariamente, o cabelo sofre agressões sem que percebamos, a poluição, o sol, suor e até mesmo secador e chapinha são algumas das agressões sofridas pelos fios no decorrer do dia. Tudo isso faz com que os aminoácidos presentes nos fios se percam, causando a queda e a quebra capilar, deixando os cabelos finos ou ralos.

Além do passo de reconstrução do Cronograma Capilar, o ideal é que você opte por reposição de aminoácidos via oral ou  tópica (aplicação direta nos fios ou no couro cabeludo), é de grande valia para a recuperação capilar e ajuda a corrigir e melhorar quadros de cabelos fracos, finos, quebradiços ou de couros cabeludos que vem sofrendo com a queda capilar.

DICA DE POST: As melhores máscaras de reconstrução!


3- BIOTINA (VITAMINA B7)

Muito conhecida por “vitamina da beleza”, a biotina é essencial para manutenção da saúde e beleza da nossa pele, unha e cabelo, principalmente.

A ausência da biotina no organismo pode causar a queda do cabelo e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Ainda não é certo os estudos sobre a relação entre o nutriente e os cabelos, mas alguns especialistas explicam que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Para que os cabelos sejam saudáveis é preciso que os nutrientes dos alimentos que ingerimos cheguem até eles. Porém, muitas vezes nossa alimentação é incompleta e os cabelos ficam prejudicados. Por isso, uma boa suplementação de vitaminas e minerais pode fazer muita diferença para os cabelos.
Você encontra a biotina em cápsulas prontas, mas essa vitamina também está presente em alguns alimentos como:

  • Leite;
  • Fígado,
  • Nozes;
  • Abacate;
  • Melancia;
  • Gema de ovo.

DICA DE POST: 9 Vitaminas que todo cabelo precisa!


4- ÓLEOS VEGETAIS

Já faz algum tempo que os óleos vegetais – como o óleo de argan, óleo de coco entre outros – tem ganhado destaque no mercado de produtos cosméticos devido a sua intensa nutrição. Esse tipo de óleo é ideal para fazer umectação nos fios, e os resultados são incríveis.
para as madeixas tornando-as mais encorpadas.

Além de deixar os fios bem mais encorpados, os óleos vegetais costumam ajudar a tratar a caspa, equilibrar o pH do couro cabeludo, melhorar o crescimento lento e também nutrir os fios. Os óleos mais usados sao:


6- BABOSA (ALOE VERA)

Não tão fácil de se achar por ai, a Babosa é um dos melhores aliados para nutrir os cabelos! Também muito conhecida como Aloe Vera, tem uma série de componentes nutricionais que fazem muito bem para a pele e os cabelos, olha só:

• Mais de 12 vitaminas como A, B1, B2, B3, B6, B12, B13, C e E.

• 20 minerais.

• 18 aminoácidos.

• Mais de 200 componentes vegetais ativos como terpenos, enzimas, polissacarídeos e gliconutrientes.

A planta ajuda não somente a engrossar os cabelos como também a hidratá-los, nutri-los, evitar a queda dos fios, tratar a caspa e auxiliar no crescimento das madeixas. O crescimento dos fios usando babosa se da por causa do gel, quando aplicado no couro cabeluso, aumenta a circulação sanguínea e assim estimula o crescimento dos fios!

DICA DE POST: Melhores produtos de cabelo barato!


QUAIS PRODUTOS ENGROSSAM O CABELO?

Além desses ativos naturais para engrossas os fios, é muito bom você conciliar com uma linha específica para os fios ficarem mais encorpados. Existem vários produtos atualmente no mercado, muitos é pura enganação, fiquem atentas quanto ao rótulo da embalagem, mas em compensação, outras linhas dão resultados incríveis e vale muito a pena testa-las! Olha só:

KEUNE CARE ABSOLUTE VOLUME

Essa linha possui minerais essenciais que penetram com mais intensidade na fibra capilar para transportar a massa perdida nas lacunas da sua estrutura, além de proporcionar hidratação e a nutrição. Com essa combinação de cuidados, os fios ganham aparência mais volumosa, com movimento e saudável.
Ação do produto no cabelo:
  • Proteína do trigo: repõe massa capilar e devolve estrutura e volume ao cabelo
  • Pró-vitamina B5: possui ação emoliente e retém a hidratação por mais tempo
  • Complexo de minerais essenciais: nutre, protege e encorpa o cabelo, além revitalizar o couro cabeludo

KÉRASTASE DENSIFIQUE BAIN BENSITÉ 

Kérastase Densifique é o 1º Programa que prepara o folículo capilar, acelera o crescimento de novos fios e restabelece a densidade dos cabelos em até 3 meses.

É um ritual de tratamento indicado para perda de cabelo ou perda de densidade, pois ajuda na manutenção da densidade capilar. Assim, aumenta sensação de fios mais encorpados, densos e resistentes.

Ação do produto no cabelo:

  • Ácido Hialurônico: Preenche as lacunas das cutículas, aumento da espessura do fio.
  • Gluci Peptídeos: proporcionam um toque suave, brilho e balanço aos fios durante e após o tratamento de densidade.

SCHWARKOPF PROFESSIONAL BC COLLAGEN VOLUME BOOST 

A fórmula de Collagen Volume Boost conta com micelas que eliminam totalmente os resíduos acumulados que podem trazer peso aos fios. Além disso, ajuda a prevenir a estática dos fios, que ficam mais comportados. Por ter colageno hidrolisado que é essencial para que as células dos tecidos permaneçam unidas e firmes, função imprescindível para as madeixas.

Ação do produto no cabelo:

  • Colágeno Hidrolisado: cuida dos fios e estimula. Proporciona aspecto mais cheio e movimento, dando desidade no fio, força e elasticidade.

ENCORPA CABELO HASKELL

Mais uma linha da Haskell para virarmos fãs, a Encorpa Cabelo foi desenvolvida para engrossar e reestruturar os cabelos finos, ralos. O afinamento capilar pode ser derivado de diversos fatores como: idade, genética, alterações hormonais e processos químicos como progressivas e descolorações.
Ação do produto no cabelo:
  • Ácido Hialurônico Preenche as lacunas das cutículas aumento da espessura do fio e retém umidade.
  • Physalis: Ação antioxidante, fruta altamente nutritiva, ativa os folículos dormentes.

Espero que gostem das dicas!

Beijos, Nina

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.