Que os chás tem inúmeros benefícios para o nosso corpo e para nossa saúde, todas nós já sabemos não é mesmo?
Quem me acompanha no Snapchat (marinamcastro) sabe que estou sempre tomando chás como o Chá de Cavalinha, Chá de Hibisco, entre outros. Resolvi então criar um post explicando cada um, junto com seus benefícios e as maneiras de usar.
Recentemente, diversos chás se tornaram muito populares por ajudarem na retenção de líquido, por serem desintoxicastes, diuréticos, enfim, por fazerem “milagres com o nosso corpo”.
Mas afinal, esses chás fazem tudo o que dizem por ai em nosso organismo? Vou contar pra vocês os chás que minha nutricionista me recomendou e que realmente funcionam e nos trazem benefícios e quais são eles!
O que é o Chá de Cavalinha?
De nome científico Equisetum arvense L., Cavalinha deriva do latim, sendo “equi” igual a cavalo e “setum” igual à cauda.
A planta é originária da Europa e já foi utilizada para inúmeras finalidades como, por exemplo, para o polimento de madeira e de metais, devido ao seu alto teor de silício.
Hoje em dia, a planta vem sendo utilizada, principalmente, com finalidades terapêuticas. O seu consumo mais comum é em forma de chá.
Para que serve?
A cavalinha é uma planta que é rica em vitamina C, silício e flavonoidesbastante.
Esta planta é bastante famosa porque ela ajuda a diminuir a oleosidade, sendo assim reduz o surgimento de espinhas e de cravos. Combate a flacidez, desincha e é diurético, assim como favorece a queima da gordura localizada e tem poderosa função antioxidante.
Mas vale a pena ressaltar que além disso, ela ajuda em diversos outros problemas, tais como: No tratamento de problemas ósseos, disfunções renais, disfunções de vias urinárias e de problemas na próstata.
O chá também pode ser utilizado para ajudar a tratar hemorragias nasais, a perda excessiva de sangue na menstruação, inflamação da próstata e casos de inchaço.
- Pedra nos rins e na vesícula
- Pressão alta
- Retenção de líquidos e inchaço
- Cistite
- Úlcera
- Estresse e ansiedade
- Osteoporose e reumatismo
- Anemia
- Menstruação excessiva
- Dores de cabeça e febre
- Fortalecer unhas e cabelos
- Ansiedade
- Inchaço
Quando tomar?
O chá de cavalinha é ideal para tomar quando você estiver com retenção de líquido, inchaço, ansioso, dor de cabeça.
Chá de Hibisco!
O que é o Chá de Hibisco?
Um dos mais famosos, o chá de hibisco é de origem africana e asiática, a flor de hibisco utilizada para o preparo do chá possui o nome científico de Hibiscus Sabdariffa.
Mas gente, presta atenção, a flor de hibisco para fazer o chá, não é a mesma flor que costumamos ver nos jardins por ai, viu?! Cujo nome científico da flor dos jardins é Hibiscus rosa-sinensis.
Então nada de pegar a flor para fazer chá! Hahaha
Para que serve?
Os nutrientes presentes no chá de hibisco são muitos. O cálcio e o magnésio são os exemplos mais comuns, mas a bebida é caracterizada principalmente por sua ação antioxidante.
Em 6g da planta, conseguimos encontrar cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são essenciais para a saúde dos ossos e do nosso organismo!
Uma pesquisa da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá de hibisco age na aldosterona, e por isso tem um efeito diurético.
Em 1 copo de 200ml com chá de Hibisco, tem:
- 213% de vitamina B1
- 123% de ferro
- 82% de vitamina C
- 15% da vitamina B2
- 5% de vitamina
A maior dúvida que as pessoas tem é, se ele realmente ajuda na “queima” de gordura do corpo.
Foi ai que outra pesquisa foi feita, e seu resultado foi publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, que concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Ou seja, esse processo é a maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo.
E por isso, o corpo retém menos gordura em seu organismo.
Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício.Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.
Mas não foi confirmado nos estudos feitos 🙂
- Controla a pressão arterial
- Bom para o cérebro: Vitaminas B1 e B2.
- Controla o colesterol
- Ajuda a eliminar gordura no corpo.
- Efeito Diurético
- Antioxidante
- Vitamina C
Quando tomar?
O chá de hibisco é ideal para tomar quando você estiver gripado, com retenção de líquido, e também para diminuir a gordura corporal.
Chá de Centella Asiática: O que é?
Também conhecida como Gotu Kola, a Centella Asiática é uma planta medicinal muito utilizada para fins estéticos, há bastante tempo!
Apesar de ser muito conhecida no leste europeu e em muito países da América do Sul, a centella asiática é uma planta originária do Brasil.
Há propriedades medicinais poderosas em toda a planta, por isso o chá pode ser feito com qualquer parte dela, e seu gosto é refrescante e um pouco amargo.
Para que serve?
São inúmeros os benefícios do chá de centella asiática no corpo, mas é contra a celulite que ele se destaca! O chá melhora a circulação sanguínea e elimina os líquidos e as toxinas que causam as odiadas celulites.
O emagrecimento causado pelo chá se deve ao seu alto potencial diurético, ele elimina líquidos que se acumularam em excesso no corpo. E também são encontradas nele, substâncias anti-inflamatórias e que evitam o inchaço.
Além disso o chá de centella tem propriedades que aumentam a produção de colágeno, auxiliando no processo de cicatrização e dando mais firmeza à pele.
- Purifica o organismo.
- Alivia contraturas musculares.
- Melhora a memória.
- Regenera a pele e outros tecidos orgânicos.
- Melhora varizes.
- Ajuda na hipertensão venosa.
- Eficaz no tratamento das celulites e estrias.
- Diurético
- Aumenta a circulação sanguínea
Quando tomar?
O chá de centella asiatica é ideal para tomar quando você estiver com retenção de líquido, além de auxiliar na diminuição da celulite e na cicatrização.
O famoso Chá verde: O que é?
O chá verde tem a mesma origem dos chás preto e branco, mas o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes.
Existe diversos tipos de chá verde por sua grande variedade de nutrientes. Até da região em que a planta é cultivada interfere em sua composição nutricional.
Os benefícios do chá verde são inúmeros, ele é rico emenzimas, lipídios, carboidratos, aminoácidos, polifenóis, vitaminas, cafeína e outros. E por isso o seu consumo diário tem crescido cada vez mais em todo o mundo.
Para que serve?
O chá verde possui catequina, epicatequina, epicatequina galato (ECG), epigalocatequina galato (EGCG), pro-antocianidinas. Ou seja, flavanoids, que são anti-oxidantes!
Além disso, a substância catequinas interage com o hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Então o consumo do chá nas quantidades recomendadas e na hora certa, evita que você coma mais do que o necessário.
Um dos benefícios mais procurados no chá verde é pelo seu efeito termogênico.
Um artigo publicado em 2011 no jornal científico Obesity Reviews, diz que os polifenois do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumenta sua ação de termogênica e a oxidação das gorduras.
Ou seja, quando ingerimos algo termogênico faz com que o nosso metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule.
Mas cuidado, não vá tomar muito chá verde a noite pois ele contém cafeina, e você vai custaaar para dormir viu?
- Termogênico.
- Anti-oxidante.
- Tras saciedade.
- Combate o colesterol.
- Melhora o humor.
- Protege nossa cognição.
- Melhora a digestão.
- Benefícios para diabéticos.
Quando se deve tomar?
O chá de verde é ideal para tomar quando você estiver com retenção de líquido, para dar saciedade, para ter efeito termogenico no organismo, ajudar na digestão de alimentos.
Bom, a primeira dica que eu dou é, não use chás de saquinhos industrializados para preparar o chá. Na maioria das vezes, os chás de saquinhos são preparados com sobras das folhas e as vezes você acaba perdendo sabor e nutrientes.
Como preparar?
1 – Coloque a água em um recipiente e aguarde até com que ela começe a criar pequenas bolhas no fundo no recipiente.
Não deixe a água ferver, pois ela pode “estragar” a qualidade do seu chá, deixando-o muito amargo.
2- Logo quando a água estiver com bolhas ao fundo, desligue o fogo e coloque de 1 a 2 colheres de sopa no recipiente com as plantas desejadas (Sim, plantas no plural, pois é excelente misturar todos os chás! – Quem me acompanha no Snapchat sabe disso não é?)
3- Deixe as plantas em infusão na água por 5 minutos. E cuidado, se deixar tempo demais, ela pode azedar.
Durante o tempo que as plantas estarão em infusão, não fique mexendo, deixe-as simplesmente repousar. 🙂
4- Após o repouso, é hora de decidir se irá tomar o chá quente ou frio. Eu acho muito ruim o gosto do chá quente, então sempre passo o chá em uma peneira e o sirvo em uma garrafinha. Ah, e coloco bastante gelo.
5- Pronto, agora é só saborear o seu cházinho!
Vale ressaltar, que esses chás citados acima, não são tão saborosos como um chá de camomila ou hortelã hahaha
Eu comprei vários tipos de chás diferentes e coloquei todos em um mesmo pote, fazendo um super mix de chás!
É uma boa dica para quem quer praticidade e um chá bem potente contra retenção de líquido!
No meu mix de chá tem:
- Hibisco
- Cavalinha
- Cantella
- Chá Verde
- Camomila
Mas cada dia eu acrescento alguma coisa para ir experimentando novos sabores 😉
Onde encontrar?
Bom, aqui na minha cidade, que é Belo Horizonte, eu costumo comprar no Mundo Verde, Ponto Natural ou no Mercado Central.
Mas se você não for daqui, você consegue achar fácil em lojas de produtos naturais!
Espero muito que vocês tenham gostado do post!
Um beijo,
Nina.
19 Comentários
adorei vou fazer um mixórdia de chás tenho todos esse citado.
Amei! muito útil e bem explicado..
Bjo
Super amei a matéria, minha nutri me indicou a mesma coisa.
Quando se refere a 1 a 2 colheres, está-se a referir no total ou de cada tipo de erva?
Elisabete
De cada tipo Elisabete!
O chá pode ser adoçado? Ou deve ser tomado in natura?
Eu tomo totalmente natural, caso você nao consiga toma-lo sem adoçar, use uma adoçante. Mas evite colocar açúcar!
Olá…você coloca uma quantidade específica de cada cha? Pois me falaram que a cavalinha eh amarga então tem que ir em menor quantidade. Vouu fazer esse mix e queria uma dica de quanto coloco de cada uma.
Adorei o seu post
Beijos
Ei Larissa, desculpa a demora!
Eu nao ligo para o gosto, então coloco mais ou menos duas a tres colheres de cada chá!
Beijos e desculpa novamente <3
Olá, adorei as dicas de misturar os chás.
Eu posso fazer o chá a noite, deixar na geladeira e trazer para tomar durante o dia seguinte no meu serviço?
É bom fazer no mesmo dia e tomar o mais rápido possível!! A nutricionista recomendou isso, pois assim os nutrientes não são perdidos!
Aprendi muito com suas dicas , parabéns e muito obrigada!
Olá, como vai? gostei muito das suas dicas, estou tomando chá de cavalinha com hibisco tem mais ou menos 1 mês, e tomo natural também, já me acostumei com o gosto e nem sinto o amargo mais rsrs. Já perdi 3 quilos e vou continuar tomando. Também coloco numa garrafinha e trago para o trabalho. Só uma dúvida, quanto você coloca de água para essa quantidade de ervas? Eu coloco 2 colheres de cada em 1 litro mais ou menos, está correto? Muito obrigada e adorei o blog! Parabéns! Bjos!
Se for possível deixe um mix de chás que aceleram o emagrecimento.
Agradeço a atenção.
Qual o tanto d chá que posso tomar no decorrer do dia
Eu tomo mais ou menos 1 litro por dia
Super Amei obg pelas dicas ♡♡♡♡
Posso tomar todos os dias esses chás?
Pode sim!!