Cabelo

Como acabar com o frizz? GUIA COMPLETO 2019

12 de agosto de 2019

Um dos piores problemas capilares é o frizz. Ele atinge todos os tipos de cabelo, seja ele liso, crespo ou ondulado. Nesse post vou dar as melhores dicas e tudo o que você precisa saber para eliminar o frizz do seu cabelo.

  • O que é o frizz?

  • O que causa o frizz?

  • Porque os cabelos tem frizz?

  • Como acabar com o frizz?

  • Qual melhor produto para tirar o frizz


Afinal, o que é o frizz do cabelo?

O frizz nada mais é do que o cabelo mostrando de forma clara o estado de saúde do mesmo. 

Este arrepiado que aparece nos fios, ocorre quando as cutículas dos fios estão abertas. Quando essas escamas chegam nesse estado, perdem toda a hidratação e nutrientes, o que os deixa opacos, secos e quebradiços.

E, se estão fracos, não conseguem se manter alinhados e assim escamas arrepiam.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados costumam ter mais frizz, já que a oleosidade da raiz tem uma maior dificuldade de chegar até as ponta, por causa das voltinhas que essas lindos cabelos possuem.

E sem essa nutrição e hidratação natural dos fios, eles ficam fracos diariamente e consequentemente possuem um frizz muito maior.

Um costume de quem possuem o cabelo cacheado e crespo é de passar muito creme de pentear nos fios, para “segurar” o frizz, mas isso não faz bem para os fios. É muito melhor tratarmos do mal pela raiz do que mascara-lo com cremes.


O que faz o cabelo ter frizz?

  • CLIMA: Nos dias chuvosos, quando a umidade do ar aumenta os nossos cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
  • SECADOR E CHAPINHA: O calor da chapinha, secador e babyliss desgasta muito a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
  • QUÍMICA: Em contato com processos químicos, a cutícula capilar se abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.

Como vocês podem ver, o frizz pode ser causado por inúmeros fatores, dentre eles os mais comuns são os processos químicos, tais como tintura e alisamento. Esse tipo de deixam os fios porosos, com as cutículas abertas, e com isso, se quebram mais facilmente.

Umidade do ar e as condições climáticas em geral, como por exemplo, tomar muito sol ou muito vento no cabelo, pode desidratar-lo. Já um clima extremamente úmido ou muito seco, também danificam a estrutura, causando um grande ressecamento.


Como acabar com o frizz?

Para acabar com o frizz do cabelo, existem vários métodos, produtos e tratamentos, mas nem todos funcionam.

TRATE O SEU CABELO

Um cabelo hidratado dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está com pouca água, queratina ou óleos, o indesejado frizz aparece. 

Se você cuidar do seu cabelo semanalmente, fazendo hidratação, nutrição e reconstrução, seu fio estará sempre saudável e se de fato, essa for a causa do seu frizz, estará eliminada com sucesso!

Para facilitar a rotina de cuidados com os fios, opte por fazer o famoso Cronograma Capilar.

ABUSE DE ÓLEOS VEGETAIS

Se as pessoas soubessem do poder que os óleos vegetais possuem, iriam usar e abusar deles!

Os óleos vegetais são incríveis para os fios, eles ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento de uma forma absurda.. E quando os fios estão nutridos, não haverá 1 fio com frizz para contar história. 

Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, gérmen de trigo, rícino e amêndoas. Fazer umectação com esses tipos de óleos durante a noite, tratam não somente os fios mas também o couro cabeludo e ajuda muito no crescimento! 

NO E LOW POO

A maioria dos shampoos são feitos de surfactantes fortes, que nada mais é do que o sabão responsável pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. 

Infelizmente, esses sulfatos que estão presentes no shampoo resseca muito os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizzOpte por diminuir as lavagens ao longo da semana e sempre escolher por produtos low poo ou no poo. Seu cabelo agradece! 

Já ouviu falar de Co-Wash? A técnica para lavar os cabelos apenas com condicionador é perfeita em casos que seu cabelo está muito ressecado. Confira o POST AQUI!

FINALIZE O BANHO COM ÁGUA FRIA

Um dos melhores aliados para o cabelo é a água fria, que quando em contato com os fios, a água funciona como uma espécie de “selante” dos fios.
Menos fissuras na superfície da fibra capilar é sinônimo de menos atrito e, consequentemente, menos frizz.

Então aí vai a dica: quando você estiver lavando o seu cabelo, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro, coisa rápida! O seu cabelo ficará com um brilho e uma maciez incrível.

VINAGRE DE MAÇA

Já contei AQUI no blog sobre esse poderoso desfrisante, o vinagre sela as cutículas, diminuindo muito frizz e deixa o cabelo muito brilhoso.
Sao inúmeros benefícios vindo de um produto tão simples, o único problema é o cheiro do vinagre que não é nada bom!

CUIDADO COM OS FIOS

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito dos fios é o responsável pelo aumento do frizz.

Para solucionar isso, não esfregue o cabelo com toalha após o banho e evite desembaraçar o cabelo com os dedos, pois o cabelo em contato com as mãos gera o frizz. 

CONDICIONADOR PARA SELAR AS CUTÍCULAS

O shampoo abre as cutículas para que os fios se limpem, e o condicionador tem a função de fechar estas cutículas, evitando assim o frizz.
Então após um tratamento, sempre use o condicionador para assim ajudar também a manter a hidratação dentro dos fios por mais tempo.

LEAVE-IN SEMPRE

O uso de um bom finalizador para o cabelo pode ser a cereja do bolo nesse tratamento contra o frizz.

O uso de um produto com ação anti-frizz auxilia para deixarmos principalmente, as pontas dos fios, alinhadas e bonitas!

Também para quem tem um cabelo que seca ao natural, usar um produto que tem ação anti-frizz o ajuda a secar do jeito certo, sem virar aquela juba de leão, sabe?


Os melhores produtos para acabar com o frizz?

Depois de você seguir todas essas dicas preciosas, é hora de investir em produtos que sejam um verdadeiro auxiliante no combate contra os arrepiados que odiamos.

Existem muitos produtos bons no mercado, e hoje selecionei 5 dos que são melhores avaliados na internet para compartilhar com vocês.

* Os produtos não estão em ordem de preferencia!*

1- Redken Frizz Dismiss Rebel Tame – Leave-in 

 Ele nutre e condiciona os fios, deixando-os fáceis de desembaraçar.  Possui proteção térmica de até 230°C. Ele é o melhor aliado para desembaraçar o cabelo com facilidade, proteger do calor e principalmente controlar o frizz e disciplinar!

Complexo Antiumidade: Com Aquatoril e Óleo de Pracaxi, ele equilibra a hidratação dos fios e protege da umidade. Assim, o cabelo fica disciplinado e livre do frizz de maneira única!

COMPRAR AQUI PELA AMAZON BRASIL!

2- BioExtratus Pré-Escova Anti Frizz

Bio Extratus Mais Liso Spray Pré-Escova, com ph 5,0, fórmula termoprotetora, antiumidade e antifrizz. Desenvolvida com a tecnologia Sili-X, confere sedosidade e perfeito alinhamento dos fios. Cabelos lisos sem química e com muito mais brilho e claro, sem frizz!

Tem post sobre esse produto AQUI!

3- Finalizador Disciplinante Liso com Força – Haskell

Finalizador que doma os fios para cabelos lisos e com frizz. Além de controlar a umidade dos fios, ajuda a fortificar o cabelo que fica mais resistente com sua elasticidade melhor.
Seu cabelo fica com movimento, mais liso e livre dos temidos frizz, desde a primeira aplicação.

COMPRAR AQUI PELA AMAZON BRASIL!

4- Leave-In Discipline Fluidissime – Kerastase 

Tem post sobre essa linha AQUI!

Leave-in disciplinante para cabelos rebeldes ou com frizz, lisos a ondulados. Kérastase Discipline Fluidissime reduz o frizz por até 72 horas. Por ser em spray sem enxágue e com uma fórmula leve, não pesa sobre os fios.

Texturiza e conta com uma ação antifrizz e antiumidade que proporciona um toque macio, aveludado e brilho intenso. Termoativo, facilita a escovação e ainda protege do calor de secadores, da chapinhas ou babyliss.

COMPRAR AQUI PELA AMAZON BRASIL!

5- O Exterminador De Frizz, Lola Cosmetics

O Exterminador de Frizz da Lola Cosmetics que suaviza e elimina o frizz, bloqueando a umidade, sem pesar nos fios.

Cria uma barreira leve nos cabelos que bloqueia a absorção da umidade, suaviza a cutícula e repele a sujeira. Essa proteção é estabelecida ao longo dos cinco primeiros usos e vai se tornando mais intensa com o uso contínuo. O Exterminador de Frizz é formulado sem óleo mineral ou silicones.

COMPRAR AQUI PELA AMAZON BRASIL!

Publicações relacionadas

Sem comentários

Deixe um comentário